Brasil Petroleiros podem entrar em greve quarta-feira, diz jornal

Petroleiros podem entrar em greve quarta-feira, diz jornal

Paralisação seria de 72 horas e principal reivindicação, segundo jornal, é a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente

Greve dos petroleiros deve ter início na quarta-feira (30)

Greve dos petroleiros deve ter início na quarta-feira (30)

Paulo Whitaker/Reuters

Após uma semana de greve dos caminhoneiros por todo o país, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa os empregados da Petrobrás, teria decido, neste sábado (26) que iniciará uma greve de 72 horas na próxima quarta-feira (30), segundo informações do Estadão.

A manifestalção deve ter início a partir deste domingo (27) com o atraso na troca de turnos nas refinarias. Com isso, a operação já deve ficar mais lentas, abrindo caminho para a paralisação total no meio da semana.

Os manifestantes trabalham com uma lista de cinco reinvindicações, sendo a principal a demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, no cargo desde maio de 2016. Os outros pontos abordados pelo sindicalistas são a redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha; a retomada da produção interna de combustíveis e a manutenção de empregos; o fim da importação de derivados de petróleo; e a desmobilização do programa de venda de ativos promovido pela atual gestão da estatal. 

Segundo o jornal, o comunicado, que será enviado ainda neste sábado à empresa, protesta contra a presença de unidades das Forças Armadas em instalações da estatal.