Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

PF cumpre nove mandados de busca e apreensão em fase da Zelotes

Justiça autorizou quebras de sigilos bancários, fiscal, telefônico e telemático dos investigados

Brasil|Giuliana Saringer, do R7


Ação é 10ª fase da operação Zelotes
Ação é 10ª fase da operação Zelotes

A PF (Polícia Federal) iniciou a 10ª fase da operação Zelotes na manhã desta quinta-feira (26) que investiga irregularidades em julgamento de processo fiscal junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). A PF cumpre nove mandados de busca e apreensão.

O processo em questão seria de interesse de uma empresa siderúrgica de Santo André (SP).

A 10ª Vara Federal da Seção Judiciária de Brasília expediu os mandados e autorizou quebras de sigilos bancários, fiscal, telefônico e telemático dos investigados. As medidas foram cumpridas em quatro Estados e no Distrito Federal, atingindo sete pessoas físicas e duas empresas investigadas. 

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, a atuação das duas empresas causou prejuízos de R$ 650 milhões, em valores atualizados, à Receita Federal. 

Publicidade

A operação está sendo realizada pela PF em parceria com o Ministério da Fazenda, a Receita Federal e o Ministério Público Federal. 

Segundo a Receita, as investigações no âmbito da Zelotes apontam "a existência de um esquema ilícito voltado para uma campanha de influência perante o CARF para a satisfação de interesses privados em prejuízo da Administração Publica Tributária". 

Publicidade

Operação Zelotes

A primeira fase da operação Zelotes foi deflagrada em 26 de março de 2015 e foca em práticas ilícitas envolvendo o CARF. Segundo a Receita, as apurações geraram 20 ações penais, 18 processos administrativos disciplinares, quatro processos de responsabilização de pessoas jurídicas e sete arguições de nulidade de decisão já admitidas e em tramitação junto ao Conselho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.