Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

PF inicia 8ª fase da Zelotes e mira instituição financeira

Cerca de cem agentes federais estão nas ruas e cumprem 34 mandados judiciais em 3 Estados

Brasil|Do R7


A PF (Polícia Federal) iniciou nesta quinta-feira (1º) a 8ª fase da Operação Zelotes, que investiga organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

Aproximadamente cem policiais federais estão nas ruas para cumprir 34 mandados judiciais —21 de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva. As diligências estão sendo cumpridads Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Esta nova etapa da operação aponta a existência, entre os anos de 2006 e 2015, de conluio entre um conselheiro do Carf e uma instituição financeira. O esquema criminoso envolvia escritórios de advocacia e empresas de consultoria.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

A PF identificou que houve sucesso na manipulação de processos administrativos fiscais em ao menos três ocasiões.

De acordo com a PF, os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.

Publicidade

A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Carf, causando grande prejuízo aos cofres públicos.

Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.