Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
‌

PF prende conselheiro do Carf que tentou vender voto ao Itaú

Brasil|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

(Reuters) - A Polícia Federal prendeu na quarta-feira à noite um conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) por ter tentado vender seu voto no colegiado vinculado ao Ministério da Fazenda a representantes do banco Itaú Unibanco.

De acordo com a mídia, o conselheiro foi preso em flagrante, em Brasília, em uma a ação deflagrada a partir de uma denúncia da instituição financeira. A identidade do conselheiro não foi divulgada.

‌

"O Itaú Unibanco foi vítima de conduta inadequada de conselheiro do Carf, que solicitou vantagens para nos beneficiar em julgamento de caso de nosso interesse", afirmou o Itaú Unibanco em comunicado nesta quinta-feira.

"Voluntariamente reportamos os fatos às autoridades competentes, que passaram a monitorar as atividades do conselheiro, culminando em sua prisão no dia de ontem", acrescentou o maior banco privado do país.

‌

O Carf, responsável por julgar recursos a atuações aplicadas pela Receita Federal à empresas, é alvo da operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de manipulação de julgamentos. A prisão do conselheiro, no entanto, não fez parte da investigação.

A operação Zelotes revelou a existência de uma associação criminosa voltada a manipular e influenciar decisões do Carf a favor de empresas, por meio de uma estrutura complexa composta por conselheiros e ex-conselheiros do Carf, advogados e representantes de companhias.

Segundo o Ministério Público Federal, 74 julgamentos realizados entre 2005 e 2013 pelo Carf que estão sendo analisados pela Zelotes somam 19,6 bilhões de reais que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.