Poderes precisam estar preparados para receber críticas, diz Barroso
Presidente do TSE disse que críticas são legítimas, mas pondera que "ataques" como os voltados recentemente ao STF não podem ser aceitos
Brasil|Do R7
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribuna Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (16) que os integrantes do Poder Público devem "estar preparados para conviver com as críticas" dentro de um sistema democrático.
"A crítica é perfeitamente legitima. Eu mesmo já critiquei e divergi de muitas decisões do Supremo”, disse Barroso durante sua participação na Expert XP 2020.
Para o ministro, o que não pode ser aceito são algumas das afrontas que foram direcionadas contra a Corte nos últimos meses. “Esses ataques destrutivos partem de um gueto pré-iluminista e de milícias financiadas Deus sabe por quem e que comprometem o debate público”, avaliou.
Barroso observa que o desgaste do STF surgiu a partir de o entendimento de uma competência criminal que foi atribuída à Corte. O ministro, no entanto, destacou que o Supremo "presta um excelente serviço à nação". Ele afirmou ainda que a internet tem potencial para o amplo debate de ideia, mas lamentou as campanhas de ódio e racistas presentes nas redes sociais.
Ao comentar a respeito do combate à corrupção no Brasil, Barroso disse que os esquemas sempre existiram e defendeu a persistência para que a população entenda que a honestidade é o melhor caminho. "Tivemos avanços e recuos, mas a sociedade não aceita mais o inaceitável. [...] A sociedade já mudou, a inciativa privada já mudou e o judiciário vem mudando lentamente", observou o ministro.