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Pontos no Waze podem fazer de usuário o 'Rei das Ruas'

Parte lúdica é um dos fatores do sucesso do app. Elemento de videogames estimula a interação

Brasil|Do R7

Os avatares Guerreiro, Cavaleiro e Realeza, os mais altos do Waze
Os avatares Guerreiro, Cavaleiro e Realeza, os mais altos do Waze

Acumular pontos no Waze – um dos mais populares aplicativos entre motorista que tentam fugir do trânsito – pode fazer do usuário, no conceito lúdico do app, um integrante da “realeza” das ruas.

Comprado neste ano pelo Google, o Waze usa dados de smartphones e informações postadas por usuários para traçar rotas. As informações são compartilhadas com outros membros do serviço, oferecendo, por exemplo, condições de congestionamento, posições de radares, de acidentes e de blitze da polícia em tempo real.

Com os pontos, os usuários do Waze podem ter cinco classificações: Bebê, Crescidinho, Guerreiro, Cavaleiro e Realeza.

Os pontos e os avatares lúdicos são o que os acadêmicos chamam de “gamification”. Em artigo de 2011, pesquisadores das universidades de Cambridge (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Copenhague (Dinamarca) e Saskatchewan (Canadá) definiram “gamification” como o uso de técnicas de videogame em aplicativos que não são games para estimular a participação dos usuários.


A “gamification” é tida como um dos fatores do sucesso do Waze - além, obviamente, de sua funcionalidade simples, que fez o aplicativo ganhar adeptos.

Os avatares


Os Bebês do Waze são os recém-chegados. Eles não podem interagir tanto com o aplicativo. Mudar o preço da gasolina em um posto, por exemplo, não é permitido.

Ao rodaram 160 quilômetros (equivalente a 100 milhas), os Bebês se tornam Crescidinhos. Para evoluir mais, os Crescidinhos precisam acumular pontos. Cada interação, dá certa pontuação. Um quilômetro rodado dá direito a 3,5 pontos. Quem posta nomes de rua ou numeração de casas, recebe mais um ponto.


Não há, porém, um número certo de pontos para o Crescidinho ganhar um escudo e se tornar um Guerreiro. O usuário passa de nível ao fazer parte ao grupo dos 10% com maiores pontuações de sua região.

Para receber a espada do Cavaleiro e, posteriormente, a coroa da Realeza, o sistema é o mesmo. Os Guerreiros fazem parte dos 4% mais bem colocados da região e a realeza, do 1% com maior pontuação.

Assim, enquanto interagem e melhoram a vida dos colegas de app, os usuários também disputam posições – e se divertem.

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