Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Presidente Dilma Rousseff deixa de ir a cerimônia de posse de Zavascki no STF

Ministro da Justiça representou Executivo no evento em Brasília

Brasil|Do R7, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff não participou da cerimônia de posse de Teori Albino Zavascki nesta quinta-feira (29), no STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro da Justiça, José Edurado Cardozo foi quem representou o poder Executivo durante a solenidade.Representando o poder Legislativo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

A cerimônia foi rápida, durou aproximadamente 10 minutos e não teve nenhum discurso. A abertura contou com a Banda dos Fuzileiros Navais tocando o Hino Nacional. Em seguida, a ministra com menos tempo de Casa, Rosa Weber, se retirou do plenário para buscar o novo colega.

Zavascki entrou acompanhado pela ministra Rosa e pelo decano do Supremo, Celso de Mello. Foi aplaudido de pé pelas autoridades, amigos e familiares que estavam presentes. Foi direto para tribuna onde leu e assinou o termo de compromisso.

— Prometo bem e fielmente cumprir os compromisso do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.


Encerrada a cerimônia, Zavascki se dirigiu para o Salão Branco do Supremo, sala onde fica a galeria de presidentes do STF, para receber os cumprimentos.

O novo ministro se emocionou ao abraçar a mãe, Pia Maria Zavascki, que entrou no salão andando lentamente, acompanhada por dois brigadistas. Para poupar o esforço da mãe, Zavascki quebrou o protocolo, desceu do tablado e se dirigiu até ela. Os dois se abraçaram emocionados.


Trajetória

O novo ministro do Supremo integrou o STJ (Superior Tribunal de Justiça) desde maio de 2003, participando da Corte Especial, do Conselho de Administração e da Comissão de Documentação. Foi eleito membro efetivo do CJF (Conselho da Justiça Federal) em junho de 2011 e participou, também, do Conselho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.