Presidente do TRE-SP participa do programa Cartão de Visita
Mário Devienne Ferraz falou sobre como eleitor pode denunciar irregularidades de campanha
Brasil|Do R7

Mário Devienne Ferraz, presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), foi entrevistado no programa Cartão de Visita da última semana. O desembargador falou sobre como a tecnologia pode ajudar o eleitor a denunciar irregularidades nas eleições.
A denúncia online é um mecanismo que o eleitor pode ter acesso pelo site do TRE para informar, entre outras coisas, uma propaganda irregular ou uma compra de voto. A denúncia é encaminhada ao Ministério Público Eleitoral.
Além da denúncia feita pelo site do TRE, há a alternativa de fazer denúncias pelo aplicativo “Pardal”, que o eleitor pode baixar no celular. Ao identificar um problema, o cidadão pode tirar uma foto e, por meio do app, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral, que fará a análise da denúncia.
Durante a entrevista, Devienne Ferraz falou também sobre voto nulo e voto em branco. E para quem ainda acha que esses votos farão a diferença nas urnas, ele explicou: “Na eleição são apenas computados os votos válidos, aqueles que são atribuídos a algum candidato ou à legenda. De modo que é um mito dizer que, se tiver mais de 50% de votos nulos, a eleição será anulada. Isso só ocorre se houver fraude na eleição”.
O presidente da Record, Luiz Cláudio Costa, cumprimentou o presidente do TRE, que conheceu as dependências da emissora acompanhado pelo diretor nacional institucional, Zacarias Pagnanelli.