Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Procurador do RJ discutirá royalties com Barbosa

Barroso já esteve com Gilmar Mendes e Lewandowski apresentando seus argumentos 

Brasil|Do R7

O procurador do Estado do Rio, Luís Roberto Barroso, informou nesta terça-feira (19) que se reunirá com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, para discutir os termos da ação movida pelo Estado contra a divisão dos royalties do petróleo entre Estados produtores e não produtores.

Responsável pela Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que garantiu a suspensão da nova distribuição dos royalties, em decisão liminar publicada nesta segunda-feira (18) pela ministra Cármem Lúcia, o procurador irá cobrar o julgamento da ação no plenário do Supremo.

— Vou expor as razões do Rio na ação contra a mudança nos royalties, que é uma clara violação de princípios constitucionais e causa um colapso nas finanças de Estados e municípios em pleno exercício fiscal.

Bancadas dos Estados não produtores de petróleo estudam reação ao STF


Leia mais notícias de Brasil

Lei dos Royalties afronta sistema federativo, diz Cármen Lúcia


Segundo o procurador, a liminar garante ao Rio uma situação "confortável, pois com a lei suspensa espera-se que o pagamento seja realizado normalmente."

Barroso também irá cobrar do ministro uma data para o julgamento da ação. A previsão do procurador é que o processo seja julgado após o feriado de Páscoa, mas ainda não há uma definição. Na liminar, a ministra Carmem Lúcia informou que não colocaria o projeto em votação neste mês para dar mais tempo de apreciação aos ministros.


O procurador já esteve com os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski na manhã desta terça-feira e deve visitar os demais ministros do STF apresentando seus argumentos e um resumo da ação.

— Foi uma visita de cortesia profissional, extremamente cordial.

Segundo o procurador, os ministros foram "receptivos" à sua apresentação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.