Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Programa da Universal mostra melhorias em presídios do Ceará

Encontro terá secretário da Justiça e de Segurança Pública do Ceará e o responsável pela Universal nos Presídios no Brasil, Eduardo Guilherme

Brasil|Do R7

  • Google News
Evangelização em presídio feminino do Ceará pela UNP
Evangelização em presídio feminino do Ceará pela UNP Divulgação

A UNP (Universal nos Presídios) vai firmar, na noite de quarta-feira (21), parceria com os diretores das unidades de detenção no Ceará para ampliar os serviços prestados aos detentos e agentes penitenciários. Entre eles, estão atendimentos gratuitos de médicos e de enfermeiros, palestras motivacionais, atividades esportivas e cafés da manhã.

O anúncio será feito em um jantar com aproximadamente 200 servidores de segurança pública do Estado do Ceará. Nele, serão apresentados projetos para aprimorar os mecanismos de ressocialização. A secretária de Justiça do Ceará, Socorro França, o secretário de Segurança Pública, André Costa e o responsável pela UNP no Brasil, Eduardo Guilherme, estarão no encontro.


“Durante o evento, a UNP fará uma homenagem às autoridades da Segurança Pública do Estado e haverá, também, depoimentos de ex-detentos que tiveram as suas vidas transformadas com o trabalho dos voluntários do grupo”, afirma o responsável pela UNP-CE, Ricardo Souza.

A UNP existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.183 unidades prisionais em todo o Brasil. Mais de 500 mil detentos e os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários recebem amparo do grupo.


O programa social oferece cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, cafés da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos. O objetivo é ressocializar os detentos. Com o conhecimento adquirido nos cursos, palestras e reuniões, quando livres, podem se reintegrar à família e à sociedade, diminuindo, assim, o índice de criminalidade.

A “Horta e Farmácia Viva” é um dos projetos de destaque. Trata-se de uma parceria da UNP com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e as penitenciárias de Itaitinga, Aquiraz e Juazeiro do Norte.


Em 2017, os detentos receberam aulas de como cultivar alimentos e plantas medicinais. A horta ajuda, diretamente, cerca de 2.500 presos das unidades prisionais.

Produtos como feijão, milho, legumes, frutas e hortaliças são colhidos pelos próprios presos. Nos presídios de Itaitinga e Aquiraz, existe um espaço destinado ao cultivo de plantas medicinais para a produção de remédios caseiros para coceira, alergias, sarnas e até no auxílio do tratamento para problemas pulmonares. 


Serviço:

Jantar Servidores da Segurança Pública do Estado do CE

Data: 21 de fevereiro de 2017, das 19h às 21h

Local: Igreja Universal Catedral da Fé - Avenida Tristão Gonçalves, 613 - 1º andar: auditório.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.