PT diz que prisão de mensaleiros fere princípio de ampla defesa
Em nota emitida no dia em que José Genoino é preso, partido critica decisão do STF
Brasil|Do R7
O PT afirmou, em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (15), que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para que parte dos mensaleiros cumpra desde já suas penas “fere o princípio da ampla defesa”.
“Embora caiba aos companheiros acatar a decisão, o PT reafirma a posição anteriormente manifestada em nota da Comissão Executiva Nacional, em novembro de 2012, que considerou o julgamento injusto, nitidamente político, e alheio às provas dos autos”, afirma o texto.
Genoino se apresenta à sede da Superintendência da PF em São Paulo
Veja imagens das prisões dos mensaleiros
O partido ainda nega a existência do esquema de compra de votos. “Com a mesma postura equilibrada e serena do momento do início do julgamento, o PT reitera sua convicção de que nenhum de nossos filiados comprou votos no Congresso Nacional, nem tampouco houve pagamento de mesada a parlamentares”, diz a nota.
“Reafirmamos, também, que não houve da parte dos petistas condenados utilização de recursos públicos, nem apropriação privada e pessoal para enriquecimento”, prossegue o texto.
A nota termina com uma mensagem de apoio aos mensaleiros condenados: “Expressamos novamente nossa solidariedade aos companheiros injustiçados e conclamamos nossa militância a mobilizar-se contra as tentativas de criminalização do PT”.
