Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Receita alerta para "golpe do amor" aplicado em brasileiros

Membros da quadrilha criam perfis falsos, se envolvem amorosamente com as vítimas e exigem dinheiro para liberação de "presentes" na Alfândega

Brasil|Giuliana Saringer, do R7

Golpe é conhecido pelos agentes da Receita
Golpe é conhecido pelos agentes da Receita Golpe é conhecido pelos agentes da Receita

A Receita Federal fez um alerta sobre mais um golpe que tem atingido os brasileiros. As vítimas recebem instruções para realizarem depósitos bancários em troca de valores e bens supostamente retidos na Alfândega. Há casos de criação de sites falsos para iludir as vítimas.

Conhecido como "Golpe do Amor", a ação começa com perfis falsos em redes sociais, por meio dos quais os golpistas se declaram apaixonados pela vítima. Normalmente, o perfil é de um estrangeiro rico que trabalha em empresas prestigiadas.

Depois disso, o golpista declara a intenção de se casar com a vítima e que vão enviar um pacote com presentes. Os itens mais comuns são bolsas, óculos, celulares e aneis de noivado. O próximo passo é dizer à vítima que o volume ficou retido na alfândega e pedir para que a pessoa faça um depósito bancário na conta de um "agente" para liberar os presentes.

A Receita afirma que há casos em que a vítima faz o depósito e ainda recebe outra exigência da quadrilha, que alega outro empecilho para a liberação do "presente".

Publicidade

Segundo a Receita, "a Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos voltou a receber cerca de dez ligações telefônicas por dia de contribuintes querendo confirmar a instrução que receberam para efetuar depósitos em contas de determinadas pessoas físicas para terem liberados valores ou encomendas supostamente retidos pela Receita Federal". 

Em nota, "a Receita Federal adverte que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente. Todos os tributos aduaneiros administrados pelo Órgão somente são recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)"

Publicidade

"Nos casos de encomendas enviadas por Remessa Expressa, pode-se confirmar se a empresa está habilitada no Brasil através do site:

https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/encomendas-e-remessas/remessa-expressa/empresas-autorizadas-a-operar-na-modalidade-remessa-expressa. 

Publicidade

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode enviar seu questionamento ou contatar as Unidades de Atendimento da Receita Federal:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato. 

Caso a pessoa considere estar sendo vítima de ação fraudulenta ou tentativa de estelionato, é imprescindível que também registre a ocorrência em uma Delegacia Policial especializada".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.