Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Renan põe panos quentes em discussão com Temer via imprensa e avisa: “Acima de ambos está o País”

Em carta ao vice, presidente do Senado nega ‘qualquer indicação para cargos do Executivo’

Brasil|Do R7

  • Google News
Renan Calheiros enviou carta endereçada ao vice Michel Temer
Renan Calheiros enviou carta endereçada ao vice Michel Temer

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), emitiu uma carta nesta terça-feira (5) endereçada ao vice-presidente da República, Michel Temer, por meio da qual suaviza a discussão que ambos travaram via imprensa nos últimos dias.

Renan afirma que não pretende “rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional”. De acordo com o presidente do Senado, “Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas”.


— Mas acima de ambos está o País.

Leia mais notícias de Brasil e Política


A carta de Renan tem como alvo uma nota divulgada por Temer na última quinta-feira (30). Na ocasião, o vice da República disse que não usaria o cargo que ocupa “para agredir autoridades de outros Poderes” e cobrou “respeito institucional”, o que, para ele, “é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura”.

O vice acumula ainda a função de articulador político do governo. Ainda na sua nota, Temer disse que trabalha “hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico em benefício do povo brasileiro”.


— Se outros querem sair desta trilha, aviso que dela não sairei.

Na carta de hoje, Renan diz ainda que sempre buscou “ser um agente facilitador de soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva”.


— Eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições.

Antes de exaltar Temer como o responsável pelas relações institucionais do governo, Renan disse que não indica pessoas para cargos do Executivo.

— Transmito a Vossa Excelência – o que já fiz à Presidente da República - que qualquer indicação para cargos do Executivo, atribuídas a mim, deve ser descartada. A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional.

Leia a carta de Renan Calheiros na íntegra:

“Brasília – DF, 05 de maio de 2015.

Excelentíssimo Senhor

MICHEL TEMER

Vice Presidente da República Federativa do Brasil,

Não pretendo rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional. Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas. Mas acima de ambos está o País.

Sempre busquei ser um agente facilitador de soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva. Eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições.

Transmito a Vossa Excelência – o que já fiz à Presidente da República - que qualquer indicação para cargos do Executivo, atribuídas a mim, deve ser descartada. A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional.

Aproveito a oportunidade para louvar suas evocações. Os conceitos ressaltados por Vossa Excelência nos aproximam e tranquilizam a Nação.

Reitero meu desejo de que Vossa Excelência, em um momento grave do País, desempenhe suas atribuições de coordenador político com êxito e me ponho à disposição para apoiar iniciativas que engrandeçam a missão que desempenhamos.

Cordialmente,

Senador Renan Calheiros

Presidente do Congresso Nacional”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.