Renan põe panos quentes em discussão com Temer via imprensa e avisa: “Acima de ambos está o País”
Em carta ao vice, presidente do Senado nega ‘qualquer indicação para cargos do Executivo’
Brasil|Do R7

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), emitiu uma carta nesta terça-feira (5) endereçada ao vice-presidente da República, Michel Temer, por meio da qual suaviza a discussão que ambos travaram via imprensa nos últimos dias.
Renan afirma que não pretende “rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional”. De acordo com o presidente do Senado, “Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas”.
— Mas acima de ambos está o País.
Leia mais notícias de Brasil e Política
A carta de Renan tem como alvo uma nota divulgada por Temer na última quinta-feira (30). Na ocasião, o vice da República disse que não usaria o cargo que ocupa “para agredir autoridades de outros Poderes” e cobrou “respeito institucional”, o que, para ele, “é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura”.
O vice acumula ainda a função de articulador político do governo. Ainda na sua nota, Temer disse que trabalha “hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico em benefício do povo brasileiro”.
— Se outros querem sair desta trilha, aviso que dela não sairei.
Na carta de hoje, Renan diz ainda que sempre buscou “ser um agente facilitador de soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva”.
— Eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições.
Antes de exaltar Temer como o responsável pelas relações institucionais do governo, Renan disse que não indica pessoas para cargos do Executivo.
— Transmito a Vossa Excelência – o que já fiz à Presidente da República - que qualquer indicação para cargos do Executivo, atribuídas a mim, deve ser descartada. A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional.
Leia a carta de Renan Calheiros na íntegra:
“Brasília – DF, 05 de maio de 2015.
Excelentíssimo Senhor
MICHEL TEMER
Vice Presidente da República Federativa do Brasil,
Não pretendo rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional. Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas. Mas acima de ambos está o País.
Sempre busquei ser um agente facilitador de soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva. Eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições.
Transmito a Vossa Excelência – o que já fiz à Presidente da República - que qualquer indicação para cargos do Executivo, atribuídas a mim, deve ser descartada. A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional.
Aproveito a oportunidade para louvar suas evocações. Os conceitos ressaltados por Vossa Excelência nos aproximam e tranquilizam a Nação.
Reitero meu desejo de que Vossa Excelência, em um momento grave do País, desempenhe suas atribuições de coordenador político com êxito e me ponho à disposição para apoiar iniciativas que engrandeçam a missão que desempenhamos.
Cordialmente,
Senador Renan Calheiros
Presidente do Congresso Nacional”















