Senador do PMDB propõe eleições gerais em outubro
Valdir Raupp disse ter ouvido de Temer que ele não quer assumir governo. Vice nega diálogo
Brasil|Do R7, com Agência Senado e Estadão Conteúdo
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) propôs nesta segunda-feira (4) que o Congresso Nacional construa uma proposta para a convocação de eleições presidenciais em 2016. Ele argumentou que essa seria a única saída pacífica e legítima para a situação atual do País.
— O Brasil enfrenta uma de suas maiores crises políticas da história recente e, ao mesmo tempo, uma grave recessão econômica. O povo está revoltado e surpreso com a paralisia do governo. Considero meu dever lançar essa sugestão.
Segundo Raupp, as eleições deveriam ser convocadas através de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e aconteceriam junto com as eleições municipais já previstas para outubro. A apresentação de uma PEC por parlamentares requer o apoio de pelo menos 27 senadores ou 171 deputados federais.
Em discurso no plenário, Raupp afirmou ainda que o vice-presidente Michel Temer disse a ele que não gostaria de assumir o governo na atual conjuntura política e econômica.
— Michel Temer me ligou há uma semana dizendo “Raupp, eu não quero ser presidente da República em uma situação dessas”. Repito, ele disse “Raupp, eu não quero ser presidente numa situação dessas porque, com impeachment ou sem impeachment, isso não vai acabar bem”.
O senador peemedebista relatou o diálogo na tribuna, afirmando que se tratava de um "testemunho" sobre o pensamento do vice-presidente Michel Temer. Segundo ele, o telefonema aconteceu antes do dia 29, quando o PMDB selou o seu desembarque do governo.
— Michel estava em São Paulo e eu estava aqui [em Brasília], reunido com meia dúzia de senadores do PMDB.
Ele afirmou ainda que o vice está recolhido porque tem recebido muitas críticas e repetiu, pela terceira vez, que Temer disse que não gostaria de ser presidente agora.
O senador sugeriu ainda que a presidente se reunisse com os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal para buscar soluções para a crise e afirmou que Temer participaria de bom grado desta conversa.
Temer nega diálogo
Procurada pela reportagem, a assessoria do vice-presidente informou que "Michel Temer desconhece este diálogo."