Senadores vão à PGR pedir acesso a dados de correntistas do HSBC na Suíça
Janot teria se comprometido a compartilhar a lista de brasileiros que mantém contas no HSBC
Brasil|Do R7
Um grupo formado por cinco senadores que compõem a CPI do HSBC esteve reunido com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e com Vladimir Aras, procurador responsável pela área internacional da PGR, para pedir acesso à relação de correntistas do banco HSBC na Suíça. Segundo os senadores, os representantes do Ministério Público Federal devem ir à França no próximo mês para um encontro com autoridades francesas que estão com os dados que são alvo da investigação.
Segundo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), vice-presidente da CPI, Janot se comprometeu a compartilhar com a CPI a lista de brasileiros que mantém contas no HSBC na Suíça. O caso, que ficou conhecido como SwissLeaks, apura se pessoas usaram contas no paraíso fiscal para sonegar impostos e cometer outros crimes financeiros.
— Ele nos informou que já foi solicitado na segunda-feira da semana passada a cooperação com o Estado francês. Ainda agora neste mês de abril o doutor Janot e o doutor Vladimir Aras deverão ir até a França e nós combinamos de fazer uma ação em conjunto da nossa parte procurar aqui Embaixada francesa para pedir celeridade.
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
Além de Rodrigues, estiveram presentes no encontro, o presidente da CPI, o senador Paulo Rocha (PT-PA), e os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI).
— O objetivo da vinda aqui ao Ministério Público foi cumprido uma vez que o objetivo tanto da CPI quanto do Ministério Público é buscar provas concretas e legítimas e reais que possam comprovar esse processo de sonegação e de evasão de divisas para que a CPI possa iniciar o seu trabalho com firmeza e com a busca de resolver esse grave problema no nosso País. À medida que a gente faz essa intercooperação entre a CPI e o Ministério Público, nós estamos no caminho certo.
Cooperação
Na última semana, o Ministério da Justiça e a PGR firmaram um acordo de cooperação com a França para trazer para o País os dados relativos às contas na Suíça. O objetivo é que o Brasil possa dar prosseguimento à investigação que foi aberta pelo MPF, para apurar se brasileiros cometeram crimes financeiros enviando dinheiro à Suíça e conseguir a devolução desses valores que teriam sido desviados da Receita Federal.















