Sentimento entre quem precisa tirar passaporte em SP é de apreensão e raiva
Polícia Federal suspendeu emissão do documento em todo o País por prazo indeterminado
Brasil|Fernando Mellis, do R7

Quem foi à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo na manhã desta quarta-feira (28) para tirar pela primeira vez ou renovar o passaporte teve que ouvir a mesma frase: não há previsão para que o documento saia.
Desde a noite de ontem, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes por prazo indeterminado.
Para aumentar a angústia, julho é mês de férias e muita gente já está com viagem marcada.
É o caso da gerente de produto Paula de Paiva Bonizzi, que tem viagem marcada para França, Espanha e Itália em julho. A União Europeia exige que turistas tenham passaporte válido por três meses após a data da volta.
“Eu não tenho plano B. Seria tentar entrar na União Europeia com um passaporte com seis meses de validade, porque vai fazer exatamente seis meses quando eu for viajar”, diz.
Os funcionários indicaram que ela espere uma definição do cenário para poder agendar novamente uma ida à PF.
“O pior é que demorou um mês e meio para eu conseguir agendar para hoje”, lamenta.
Com passagem para a Itália comprada para o dia 22 de julho, Miriam Regina de Souza e a filha, Beatriz Atti, foram até a sede da PF para tentar antecipar o agendamento, mesmo sabendo da interrupção das emissões. Elas saíram de lá incertas se vão poder viajar.
“Eles não garantem a emissão. Quero saber quem paga o prejuízo se acontecer uma coisa dessas”, diz a mãe, ressaltando que já pagou outras despesas da viagem, como hotéis, antecipadamente.
Ela critica o fato de ter desembolsado R$ 257,25 por cada passaporte e correr o risco de ficar sem o documento na data que precisa.
“É uma falta de vergonha desse governo, a gente pagou mais de R$ 500 [pelos dois passaportes]. Dá muita raiva de ver que além de pagar isso, a gente paga imposto. E o dinheiro está aí, em malas e tudo mais”, afirma.
Em nota, a PF diz que a suspensão, por tempo indeterminado, “decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.
A instituição ainda acrescenta que “o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária”.
Apesar do contratempo, a movimentação de pessoas na Superintendência da PF, no bairro da Lapa, era normal nesta manhã. Algumas pessoas até conseguiram fazer o procedimento de fotografia e impressões digitais. A Polícia Federal está dando preferência para quem não tem passaporte ou já está com o documento vencido.
Aqueles que ainda têm o documento no prazo de validade são orientados a remarcar a ida na PF. Quem foi atendido até ontem receberá o documento normalmente.















