Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sete em cada dez negros não se sentem retratados em propagandas

De acordo com pesquisa, 93% concordam que existe racismo no País

Brasil|Juliana Moraes, do R7

Negros não se sentem representados em propagandas
Negros não se sentem representados em propagandas Negros não se sentem representados em propagandas (Hermanus karel Myburgh/Getty Images/Hemera)

A população negra no Brasil ainda não se sente representada nas propagandas televisivas. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Locomotiva Pesquisa & Estratégia, 72% dos negros entrevistados declararam que as pessoas que estrelam comerciais são muito diferentes delas. Apenas 6% se sentem representados pelas propagandas de TV.

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.020 pessoas na primeira quinzena de setembro, nas cinco regiões do País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de certeza de 95%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos brasileiros se declaram negros e 93% concordam que existe racismo no Brasil.

Apesar de a abolição da escravatura ter acontecido em 1888, o racismo persiste na internet em 2017. A pesquisa aponta que 73% da população negra já presenciou manifestações racistas em suas próprias redes sociais.

Publicidade

A pesquisa também apresentou dados sobre consumo e mostrou que, em 2017, a população negra representará um consumo total de R$ 1,6 trilhão, o que a coloca na 17ª posição mundial e, com isso, está inserida no G20 nesse quesito.

Confira os dados da pesquisa no gráfico abaixo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.