Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Sobram mulheres no RJ, DF e PE, segundo o IBGE

Estados encabeçam lista em que elas são maior parte que eles. Norte e MT têm mais homens

Brasil|Do R7

Média nacional é de 96 homens para cada 100 mulheres, diz IBGE
Média nacional é de 96 homens para cada 100 mulheres, diz IBGE Média nacional é de 96 homens para cada 100 mulheres, diz IBGE

Está sobrando mulher no Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco. Esses três Estados puxam a fila de unidades da federação onde elas são maioria em relação aos homens. Por outro lado, na região Norte toda e no Mato Grosso, eles são a maior parte da população e sobra homem.

As informações constam da publicação Estatísticas de Gênero 2014 - Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (31).

Entre os cariocas, por exemplo, há 91,2 homens para cada 100 mulheres — portanto, mais de uma pessoa do sexo feminino para cada uma do masculino. No Distrito Federal, a relação é pouco maior: 91,6 homens para cada 100 mulheres. Já em Pernambuco, são 92,7 homens para as mesmas 100 mulheres.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

A média nacional é de 96 homens para cada 100 mulheres. Em São Paulo, há 94,8 pessoas do sexo masculino para cada 100 do feminino. Em Minas Gerais, são 96,9 homens para as 100 mulheres — portanto, acima da média nacional.

Esses dados só são possíveis graças ao cálculo da razão de sexo, que consiste na relação entre a quantidade de homens para cada grupo de 100 mulheres na população.

Publicidade

Para os homens mais animados, no entanto, o instituto informa que “valores inferiores a 100,0 na razão de sexo, ou seja, quando há maioria de mulheres na população, estão relacionados principalmente com o envelhecimento da população ou com o diferencial por sexo na migração”.

Norte e Mato Grosso

Publicidade

Todos os sete Estados da região Norte possuem mais homens que mulheres. A maior taxa da região pertence a Rondônia, onde há 103,6 homens para 100 mulheres. No Amazonas, são 101,3 homens para cada 100 mulheres.

Apesar disso, nenhuma unidade da federação tem mais homens que o Mato Grosso. São 104,3 pessoas do sexo masculino para cada 100 do sexo oposto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.