Temer perde apoio de deputados da base em votação da 2ª denúncia
PP e PMDB foram fiéis e mantiveram o apoio da 1ª denúncia ao presidente
Brasil|Alexandre Garcia, do R7

A vitória conquistada pelo presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (25), com a rejeição da segunda denúncia teve um gosto um pouco mais amargo em relação à votação que barrou a primeira denúncia na Casa.
Com um placar 12 votos mais apertado, o peemedebista perdeu parte do apoio do PSDB, PP e PSD, importantes siglas da base aliada.
O PSD, que comanda o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi o partido cujos parlamentares mais mudaram de posição em relação à primeira denúncia.
Na segunda denúncia, o partido deu quatro votos a mais para a continuação das investigações contra Temer em relação à votação da primeira denúncia, quando 14 deputados da sigla pediram para arquivar as investigações. Trata-se de um crescimento de 28,5%.
À frente de quatro ministérios — Relações Exteriores, Cidades, Direitos Humanos e Secretaria de Governo —, o PSDB também foi menos fiel ao presidente na última quarta-feira (25), com 23 votos favoráveis ao andamento da denúncia, contra 21 da primeira análise. O número de peessedebistas que desejaram barrar a denúncia também caiu, de 22 para 20.
Temer tem alta médica após passar por exames no Hospital do Exército
Com sete votos contrários ao peemedebista, o DEM aumentou o número de votantes contra Temer em 16,6% — na primeira denúncia, foram seis. O partido também somou uma ausência não contabilizada na primeira denúncia. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não votou em nenhuma das vezes com base no artigo 17 do Regimento Interno da Câmara.
A dissidência dos partidos da base ocorreu mesmo após o Planalto afirmar que tomaria consequências mais duras para os aliados que votassem contra o presidente.
Apesar dos infiéis, mantiveram apoio a Temer o PMDB — com seis votos contrários em ambas denúncias — e o PP, que teve um voto negativo a menos agora em relação à primeira denúncia (caiu de 7 para 6 votos contrários ao presidente).















