Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale adota protocolo de emergência em barragem de Ouro Preto

De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), a medida não requer a retirada da população; local não recebe rejeitos desde fevereiro

Brasil|

Tragédia em Brumadinho deixou mais de 200 mortos
Tragédia em Brumadinho deixou mais de 200 mortos Tragédia em Brumadinho deixou mais de 200 mortos

A Vale anunciou ter acionado preventivamente o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Forquilha IV, na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG). De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), a medida não requer a evacuação da população. A barragem não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano.

Conforme fato relevante divulgado pela mineradora, a decisão é uma medida preventiva, resultado da avaliação da própria Vale, e acordada com órgãos de fiscalização externos, após uma inspeção de rotina detectar uma anomalia na barragem. Com isso, acrescenta a empresa, "a expectativa é que se torne negativa a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) da estrutura".

Leia também

A ação, ressalva a mineradora, não terá impacto no plano de produção deste ano, visto que o mesmo não previa a disposição de rejeitos na estrutura nos próximos anos.

A última tragédia em barragens do país ocorreu em 25 de janeiro deste ano, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A barragem 1 da mina do Córrego do Feijão se rompeu e os rejeitos atingiram a área administrativa da Vale, uma pousada e comunidades próximas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.