Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Yamaguchi: decreto por cloroquina 'exporia muito o presidente'

Médica apresentou documento à CPI da Covid para rebater acusação de que teria sugerido mudança da bula do medicamento

Brasil|Gabriel Croquer, do R7

Médica confirmou reunião, mas negou ter participado da ideia do decreto presidencial
Médica confirmou reunião, mas negou ter participado da ideia do decreto presidencial

Um documento enviado pela médica oncologista Nise Yamaguchi à CPI da Covid mostra que ela recebeu uma sugestão do decreto para facilitar o acesso da população à cloroquina como tratamento contra a covid-19, e que teria rebatido a ideia.

"Não é assim que regulamenta a pesquisa clínica. Tem normas próprias. Exporia muito o presidente [Jair Bolsonaro]", escreveu a médica, segundo o documento. O arquivo mostra uma série de imagens de conversa entre Yamaguchi e um contato chamado de "Dr.Luciano Dias Azevedo Campinas Amazonia", por meio do aplicativo Whatsapp.

O arquivo foi entregue pela médica aos senadores durante seu depoimento nesta terça-feira (1º), para negar as acusações de que ela teria sugerido a mudança na bula do remédio para o recomendar a pacientes da covid-19. A cloroquina não tem eficácia comprovada cientificamente contra a doença. 

A versão veio do depoimento à CPI da Covid do diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, que afirmou que a médica teria sugerido a mudança em uma reunião interministerial, em abril de 2020. O ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, também confirmou aos senadores que o decreto foi apresentado na reunião.


Yamaguchi negou os depoimentos de Mandetta e Barra Torres, e disse ter recebido a sugestão do decreto somente depois da reunião. Ela também afirmou que não participou da concepção do documento.

Perguntada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) se não sabia do objetivo da reunião, Nise voltou a negar. "Eu não sei se esse seria o objetivo real da reunião. Eu participei da reunião como convidada para discutir as ações da hidroxicloroquina e não para a mudança de bula por decreto", disse. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.