Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Zelotes: PF indicia 19 em inquérito de compra de medidas provisórias

Entre os indiciados estão os sócios da consultoria Marcondes e ex-servidor do Senado

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo e Agência Brasil


A Polícia Federal indiciou 19 pessoas no inquérito por suspeita de envolvimento com o esquema de compra de medidas provisórias investigado na Operação Zelotes.

Os crimes relacionados são associação criminosa, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

Entre os indiciados estão os empresário Mauro Marcondes Machado e Cristina Mautoni Marcondes Machado, sócios da consultoria Marcondes, além de Lytha Battiston Spíndola, ex-secretária executiva da Camex, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e de dois filhos dela. O ex-servidor do Senado Federal Fernando Cesar Mesquita, que foi porta-voz do senador José Sarney, também foi indiciado.

A quarta fase foi deflagrada no mês passado e investigou negociação na edição de três medidas provisórias que beneficiaram empresas investigadas na operação. As primeiras fases da Zelotes investigaram a manipulação de julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. A PF estima que foram desviados mais de R$ 19 bilhões. 

Publicidade

Todos os envolvidos negam as acusações.

As investigações da quarta fase da Operação Zelotes foram concluídas neste momento porque alguns dos investigados estão presos. Novos inquéritos serão instaurados. O inquérito foi encaminhado na terça-feira (24) ao Ministério Público Federal.

Leia mais notícias de Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.