Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

“2025 foi um ano histórico para o SUS”, afirma Padilha

O ministro afirmou que o sistema atingiu recordes na realização de exames e cirurgias no país

Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News
Padilha afirmou que 2025 foi um ano marcado por avanços no tratamento de doenças infecciosas José Cruz/Agência Brasil - arquivo

Em coletiva no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o ano de 2025 foi “histórico” para o SUS (Sistema Único de Saúde).

“É um ano histórico para o SUS, mas com muitos desafios para 2026″, disse o ministro, que ressaltou a realização de 14 milhões de cirurgias pelo sistema público de saúde em 2025, além de 4 milhões de procedimentos de exames, dois recordes desde sua criação, em 1988. Ainda de acordo com Padilha, o ano foi marcado por avanços no tratamento de doenças infecciosas no país.


Leia Mais

“2025 fica para a história com avanços do SUS. Primeiro o reconhecimento da OMS de sermos o maior país do mundo a termos eliminado a transmissão vertical do HIV, da gestante pro bebê”, contou o ministro. “Além disso terminamos o ano com o Brasil mantendo o certificado de eliminação do sarampo, apesar da explosão de casos que aconteceu na América do Norte, puxada pelos EUA, Canadá e México”, completou.

O ministro considerou, porém, que ainda há muitos desafios a serem trabalhados: “Precisamos aumentar os especialistas e reduzir o tempo de espera de quem está aguardando nas filas do SUS. Há muito trabalho para 2026″.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.