Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Acampamento Terra Livre pede participação indígena na política

Evento no DF começa nesta segunda (4) de forma presencial; com duração de 10 dias, são esperados 8 mil indígenas, de 200 povos

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Indígena marca presença no Acampamento Terra Livre, em Brasília
Indígena marca presença no Acampamento Terra Livre, em Brasília

A 18ª edição do Acampamento Terra Livre, movimento indígena que reúne povos de todo o país, começa em Brasília às 19h desta segunda-feira (4). O evento volta a ser presencial, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, após dois anos na estrutura on-line, por causa da pandemia da Covid-19.

Com duração de 10 dias, são esperados cerca de 8 mil indígenas, de 200 povos, de todo o país. Os organizadores do acampamento confiam que esta seja a maior edição dos últimos 18 anos.

A coordenadora executiva da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Kerexu Guarani, explica que é sempre um desafio chegar a Brasília para tratar sobre iniciativas do movimento indígena, principalmente, em ano eleitoral. “Temos uma luta muito constante desde 1500, sobre as garantias dos nossos territórios. Hoje nós conseguimos falar da mesma forma que representantes políticos falam e pedir mais políticas públicas para assegurar nossos direitos” afirma.

Leia também

Neste ano, o tema do acampamento é “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, abordando assuntos como a participação direta dos povos indígenas no cenário político brasileiro, em especial, a das mulheres.


Kerexu afirma que a demarcação de terras e a defesa dos territórios será sempre o objetivo central dos acampamentos, mas, neste ano, a ação política receberá mais atenção. “Queremos ter voz dentro do Congresso Nacional. Não basta ter alguém que fale dos direitos indígenas em nosso lugar, temos que fazer parte disso”, defende.

Queremos introduzir mais indígenas na política%2C para reforçar o que é nosso. Com mais pessoas lá dentro%2C acreditamos que vamos ter mais forças para defender nossos direitos

(Kerexu Guarani, coordenadora executiva da APIB)

Os povos chegam para o evento na capital federal desde o último sábado (2). A abertura do Acampamento Terra Livre contará com a apresentação das delegações e a divulgação da programação dos próximos dias do evento.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.