Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acusado de divulgar fotos de corpo de Marília Mendonça e de outros artistas mortos vira réu

André Felipe de Souza Alves Pereira, de 22 anos, também é acusado de propagar ideias nazistas e racistas

Brasília|Rafaela Lima, do R7, em Brasília

Cristiano, Marília e Gabriel tiveram fotos vazadas
Cristiano, Marília e Gabriel tiveram fotos vazadas Cristiano, Marília e Gabriel tiveram fotos vazadas

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) aceitou a denúncia do Ministério Público contra André Felipe de Souza Alves Pereira, de 22 anos, acusado de ter divulgado fotos das perícias dos corpos da cantora Marília Mendonça e de outros artistas, como Gabriel Diniz e Cristiano Araújo. Ele responderá por vários delitos, como vilipêndio de cadáver e incitação ao crime. As penas somadas podem chegar a 31 anos de prisão.

O juiz Max Abrahao Alves de Souza determinou que a conta de André fosse apagada do Twitter, assim como as postagens com os links de divulgação das imagens e dos vídeos. Até a publicação desta reportagem, contudo, o perfil do acusado ainda estava disponível. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Ainda segundo o Ministério Público, André usava as redes sociais para propagar ideias extremistas, racistas e xenofóbicas. Entre junho de 2022 e de abril de 2023, o homem fez publicações com emblemas, ornamentos e distintivos com a utilização da cruz suástica, símbolo do nazismo, além de ter incitado a discriminação contra nordestinos, ao chamar a população de "escória" e "problema do Brasil".

"O acusado fez uso ainda de documento de identidade falso e atentou contra a segurança e o funcionamento das atividades escolares, por ter divulgado na internet publicações exaltando, recordando em homenagem e incentivando novos atentados em 20 de abril de 2023, data em que, no ano de 1999, ocorreu o 'Massacre de Columbine'", explicou o Ministério Público.

Publicidade

O vazamento

Fotos da necrópsia do corpo da cantora Marília Mendonça, morta em novembro de 2021, começaram a ganhar destaque em redes sociais no começo deste ano. A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um procedimento administrativo para investigar o vazamento e anunciou que o sistema de armazenamento dos dados de investigações é capaz de identificar as pessoas que acessam as informações.

Em 17 de abril, André foi preso na Operação Fenrir. Fenrir é a divindade da mitologia nórdica relacionada ao fim do mundo. "A operação teve como objetivo reprimir administradores de contas de redes sociais que divulgavam fotos de celebridades após a morte. Hoje foi cumprido mandado de busca, e o autor foi preso por vilipêndio de cadáver. Ele confessou a prática do crime e se encontra à disposição da Justiça", informou o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos Eduardo Fabbro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.