Advogado assume comando da Secretaria de Justiça e Cidadania
Novo secretário do Distrito Federal, Jaime Santana substitui Marcela Passamani, que disputará uma vaga de deputada federal
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O comando da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal foi ocupado pelo advogado Jaime Santana, que tomou posse do cargo nesta segunda-feira (4). Ele assume no lugar de Marcela Passamani (PL), que disputará uma vaga de deputada federal nas eleições deste ano.
O advogado, que é especialista em Direito Processual Civil, também será o presidente da Funap (Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso). O novo secretário disse que dará continuidade ao trabalho de Passamani à frente de pautas como direitos humanos e igualdade racial, infância e adolescência, Sistema Socioeducativo e apoio às vítimas de violência.
Leia também
O advogado já atuava na pasta e, já tinha sido alçado ao cargo de secretário-executivo, ou seja, o 'número dois' na hierarquia da secretaria. Jaime Santana também ocupou os cargos de chefe do Jurídico e da Assessoria Técnica e, em 2021, se tornou chefe de gabinete de Passamani.
Novos secretários
O governo do Distrito Federal começou a empossar os novos secretários. O movimento acontece depois de o governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerar parte do primeiro escalão para que concorressem como candidatos nas eleições.
Um dos principais nomes para o Executivo local é o de Marcela Passamani. Ela tem o apoio da deputada Flávia Arruda (PL), que vai disputar uma vaga ao Senado e quer passar o bastão da Câmara para a agora ex-secretária de Justiça. Com a movimentação, o PL no DF se une ao Ibaneis na campanha para reeleição do governador, que apoiará as duas candidatas para o Congresso Nacional.