Alckmin cumprimenta Sidônio por comando na Secom e deseja ‘sucesso’ a Pimenta
Entrada do publicitário no governo abre espaço a um novo tipo de perfil na Secom
Brasília|Rute Moraes e Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), cumprimentou nesta terça-feira (7) o publicitário Sidônio Palmeira, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social). Mais cedo, o atual ministro da Secom, Paulo Pimenta, oficializou sua demissão e anunciou Sidônio em seu lugar.
“Cumprimento o novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, por suas novas funções, e desejo sucesso ao ministro Paulo Pimenta, que se dedicou com afinco para prestar contas à sociedade brasileira sobre nossas políticas. Um governo sério e trabalhador como o do presidente faz a diferença na vida das pessoas, e informar a população brasileira disso é nosso dever”, escreveu Alckmin nas redes sociais.
LEIA MAIS
Após anunciar o nome de Sidônio, Pimenta informou que vai tirar uma semana de férias e, quando voltar, vai discutir com Lula se terá uma nova função no governo. “Para mim é algo muito tranquilo estar hoje na Secom e, eventualmente, amanhã ou depois, ter outra tarefa ou função”, comentou. Pimenta deve voltar a Brasília na quinta-feira (16) da próxima semana.
Ele e Sidônio se reuniram com Lula mais cedo nesta terça. A mudança ocorreu para abrir espaço a um novo tipo de perfil na Secom. Lula reclamou da divulgação das ações do governo no fim do ano passado.
“Nós já viemos, há um tempo, construindo dentro do governo, por uma necessidade, um processo de transição da política de comunicação do governo. O presidente tem uma leitura muito precisa que tivemos uma primeira fase do governo, de reconstrução, de reposicionamento dos programas, das ações do governo”, explicou Pimenta.
Com a mudança no comando da Secom, inicia-se um novo período na gestão petista. “A partir de 2025, nós vamos entrar na fase nova do governo, aquilo que a gente chama de colheita dos resultados. O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho”, continuou.
Perfil
Pimenta descreveu o novo ministro como “um profissional de comunicação”, com “experiência, talento, criatividade e capacidade de poder exercer essa tarefa e coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período”.
O publicitário reforçou que terá “uma relação bem próxima” com a imprensa. “Vou fazer o máximo possível para informar e manter a transparência. Estamos começando um segundo tempo. É como se fosse uma corrida de baliza. Já estou pegando [o bastão]”, comparou.
Sidônio destacou o desafio de aperfeiçoar a parte digital do governo, como já dito por Lula anteriormente. Ele foi o responsável pela campanha vitoriosa do petista em 2022. Em agosto do ano passado, o publicitário lançou o livro “Brasil da Esperança - O Marketing Nas Eleições Mais Importantes do País”, no Museu da República, em Brasília, com presença de Lula. A publicação abordou detalhes da última corrida presidencial.