Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Alckmin nega dificuldade nas negociações com EUA por condenação de Bolsonaro

Em Brasília, vice-presidente afirmou que não há ‘nenhuma relação’ entre decisão do Poder Judiciário e política regulatória

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente, nega dificuldades nas negociações com os EUA devido à condenação de Jair Bolsonaro.
  • Alckmin afirma que não há relação entre decisões do Judiciário e política regulatória, como impostos de importação.
  • O presidente Lula orienta as negociações e busca a redução de tarifas comerciais.
  • As exportações dos EUA para o Brasil cresceram 12% e há expectativa de aumento nas vendas de automóveis sustentáveis.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo Alckmin, Lula tem orientado o diálogo e a negociação com os EUA Valter Campanato/Agência Brasil - 16.07.2025

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, negou há pouco a possibilidade de o país ter dificuldades nas negociações comerciais com os Estados Unidos por causa da condenação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), no julgamento da trama golpista.

“Entendo que não, porque não há nenhuma relação entre decisão do Poder Judiciário e política regulatória. Imposto de importação é política regulatória”, afirmou.


Segundo Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem orientado o diálogo e a negociação. “Nós estamos permanentemente trabalhando, porque não há justificativa para o tarifaço. Dos dez produtos que os EUA mais exportam para nós, oito tem tarifa zero. E a tarifa média para entrar no Brasil é 2,7%”, afirmou.

O vice-presidente lembrou que os EUA têm superávit comercial com o Brasil, e disse que as exportações deles ao Brasil estão crescendo 12% neste ano. “Vamos trabalhar para reduzir impostos ao Brasil.”


Alckmin participou de visita à concessionária V12 da Volkswagen, em Brasília. Em relação à venda de automóveis sustentáveis, ele disse que houve aumento de 26,1% de 11 de julho a 11 de setembro o que mostra que “quando reduz o imposto, vende mais”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.