Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Alckmin sobre julgamento de Bolsonaro: STF cumpriu missão de defender a democracia

Brasil deve reconhecimento ‘justo e necessário’ à PF, à PGR e ao STF, segundo Alckmin

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Geraldo Alckmin elogia o STF pelo julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado.
  • Destaca a importância do reconhecimento ao trabalho da Polícia Federal, PGR e STF na defesa da democracia.
  • Comenta sobre a tarifa de 10% aplicada pelo EUA a produtos brasileiros, que foi reduzida para zero na celulose.
  • Reitera que o Brasil não representa um problema para os EUA devido ao superávit comercial e busca continuar reduzindo tarifas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brasília (DF) 11/09/2025 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa da divulgação dos números finais da Safra de Grãos 2024/2025  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Alckmin elogiou trabalho do STF, da PF e da PGR Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil - 11.9.2025

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comentou nesta sexta-feira (12) o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Segundo Alckmin, o Brasil deve “um reconhecimento justo e necessário” à Polícia Federal, à PGR (Procuradoria-Geral da República) e ao STF “pelo cumprimento exemplar da sua missão de defender as liberdades, defendendo a democracia”.


leia mais

“É necessário fazer esse reconhecimento ao trabalho exemplar feito pelas três instituições”, completou ele, em entrevista a jornalistas durante agenda em Sorriso (MT).

“O que faz diferença são boas instituições. As instituições são permanentes”, finalizou.


Tarifaço

Alckmin também comentou o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Ele destacou a exclusão da celulose, que estava com tarifa de 10% e veio para zero nesta semana.

O vice-presidente voltou a dizer que o Brasil “não é problema” para os americanos, em razão do superávit comercial que os EUA têm. “O Brasil ajuda a balança comercial americana. E nós vamos trabalhar para excluir mais setores e reduzir esta alíquota.”


“Nós estamos trabalhando para resolver essa questão do tarifaço permanentemente. E acreditamos que é possível avançar”, pontuou.

Perguntas e Respostas

Qual foi o comentário de Alckmin sobre o julgamento de Bolsonaro?


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comentou que o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 foi um cumprimento exemplar da missão de defender a democracia.

O que Alckmin disse sobre o reconhecimento às instituições?

Alckmin afirmou que o Brasil deve um “reconhecimento justo e necessário” à Polícia Federal, à PGR (Procuradoria-Geral da República) e ao STF pelo seu trabalho em defesa das liberdades e da democracia. Ele destacou a importância de reconhecer o trabalho exemplar dessas instituições.

Qual a opinião de Alckmin sobre as instituições no Brasil?

Alckmin ressaltou que “o que faz diferença são boas instituições” e que essas instituições são permanentes, enfatizando a importância de seu papel na sociedade.

O que Alckmin comentou sobre a tarifa aplicada pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros?

Alckmin mencionou a recente exclusão da celulose, que tinha uma tarifa de 10% e agora está com tarifa zero. Ele afirmou que o Brasil não é um problema para os Estados Unidos devido ao superávit comercial que os americanos têm.

Quais são as expectativas de Alckmin em relação à tarifa?

O vice-presidente expressou que o Brasil está trabalhando para resolver a questão da tarifação de forma permanente e acredita que é possível avançar na exclusão de mais setores e na redução das alíquotas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.