Alcolumbre cancela sessão do Congresso por falta de consenso sobre vetos
Decisão ocorre após líderes da Câmara e do Senado divergirem sobre matérias mesmo após a retirada de dispositivos da pauta
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sessão conjunta que seria realizada nesta quinta-feira (18). Segundo ele, não houve consenso para votar os vetos presidenciais.
Em sua fala, o senador destacou a dificuldade dos líderes da Câmara e do Senado de construir um acordo sobre quais vetos serão mantidos e quais serão derrubados.
“É muito difícil tratar com o Congresso — que votou essas leis ou essas normas e aprovou na Câmara, no Senado, depois da tramitação nas comissões — e o líder do governo sentar a uma mesa para construir um acordo do que vai derrubar e do que vai manter. É um paradoxo, inclusive, porque o Congresso votou e aprovou, a Câmara e o Senado”, afirmou Alcolumbre.
Estavam na pauta desta quinta-feira 65 vetos para análise. De acordo com o presidente, foram retirados diversos dispositivos nos últimos dias para viabilizar a votação. A sessão também analisaria projetos sobre créditos orçamentários.
“Está 100% do Congresso insatisfeito com a pauta de hoje, depois de nós termos feito um esforço extraordinário para tentar colocar [em votação]. É inacreditável porque, de ontem para hoje, infelizmente, mesmo tirando 300 dispositivos e 20 vetos, as críticas sobre essa pauta ainda estão muito grandes”, ressaltou.
Segundo o presidente, uma nova sessão será marcada para antes do recesso. “Daqui a 10 ou 15 dias antes do recesso parlamentar, eu vou ter, eu já estou afirmando aqui, uma sessão do Congresso Nacional com acordo de cédula ou sem acordo de cédula”, disse.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















