Alcolumbre chama líderes do Senado para discutir resposta a Gilmar Mendes
Presidente da CCJ considera que senador pode questionar decisão para restringir impeachment à PGR no plenário do STF
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), chamou líderes do Senado para discutir uma resposta a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que restringiu a apresentação de pedidos de impeachment contra magistrados.
A posição de Gilmar, confirmada nesta quarta-feira (3), prevê que pedidos para remoção de algum ministro podem ser apresentados apenas pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
Na perspectiva do presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Otto Alencar (PSD-BA), uma das opções seria a de questionar a decisão de Gilmar junto ao plenário do STF.
Veja mais
“Certamente, o presidente do Senado vai, nesse debate, constituir ou encaminhar a assessoria jurídica [um pedido] para contestar isso dentro do próprio plenário do Supremo Tribunal Federal”, afirmou Otto.
Por ter sido uma decisão monocrática, a posição do ministro ainda será avaliada no plenário da Corte, o que possibilitaria essa ação do Senado. O julgamento está previsto para o plenário virtual, entre os dias 12 a 19 de dezembro.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
