Alcolumbre pauta redução de penas ao 8/1 apesar de pressão contra projeto
PL da Dosimetria, que substituiu anistia, entrou oficialmente nas previsões de votação do Senado na quarta-feira
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ignorou a pressão contra o projeto de redução de penas do 8 de Janeiro e confirmou a votação da proposta para a próxima quarta-feira (17).
O projeto, que ficou conhecido como “Dosimetria”, está no calendário do plenário, mas ainda depende de uma análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A etapa também deve ocorrer na quarta.
O calendário consta nas previsões da semana do Senado, consultadas nesta segunda-feira (15), e segue sem mudanças mesmo após série de protestos contra a votação da Dosimetria ao longo de domingo.
Manifestantes foram às ruas em 21 capitais, com destaque para os atos de São Paulo e Rio de Janeiro, que também contaram com apoio da classe artística.
Um pedido comum de todos os protestos foi o de que a anistia ou propostas semelhantes não sejam analisadas pelo Congresso. Os atos se colocaram contra versões mais brandas, mas ligadas ao 8 de Janeiro, como caso da redução de penas.
LEIA TAMBÉM
Senadores de oposição defendem retomar a anistia frente ao texto que passou na Câmara, mas o cenário é improvável, conforme noticiou o R7.
Uma eventual mudança no relatório para conceder perdão amplo é mal recebida entre parlamentares ligados ao governo e de centro. Uma decisão pelo tema poderia passar por pedidos de adiamento e arrastar a conclusão de votações para 2026.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















