Alunos do DF veem urna eletrônica por dentro em projeto do TSE
Inciativa tem objetivo de mostrar como funciona o sistema eletrônico de votação e apontar a importância das eleições
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
Alunos dos cursos técnicos de eletrônica e segurança do trabalho do Instituto Federal de Brasília (IFB) puderam ver como funciona uma urna eletrônica nesta sexta-feira (10). A ação, que faz parte do evento “Por dentro da urna”, foi realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a corte, o projeto tem o objetivo de ensinar sobre a importância do processo eleitoral e quais as principais notícias falsas divulgadas sobre os sistemas de votação. No total, participaram 180 alunos.
O projeto permitiu ainda que os estudantes vissem como é uma urna por dentro. Eles também puderam esclarecer dúvidas a respeito do processo eleitoral e dos sistemas informatizados das eleições.
Em abril, o TSE realizou o projeto pela primeira vez com alunos do Centro de Ensino Médio do Gama, no Distrito Federal. A experiência contou com a participação de 300 estudantes.
Urnas eletrônicas
De acordo com o TSE, as urnas eletrônicas são "um microcomputador de uso específico para eleições". Elas começaram a ser usadas nas eleições municipais de 1996.
No mês passado, o Tribunal encerrou os testes públicos de segurança do sistema eletrônico de votação para as eleições deste ano. Segundo o tribunal, ao final da etapa foi constatado que nenhuma das urnas foram afetadas, mantendo o sigilo e a totalização dos votos.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro