Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

André Mendonça toma posse como ministro do STF; acompanhe ao vivo

Magistrado vai ocupar a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, e será o quinto integrante da Segunda Turma da Corte

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

O ministro André Mendonça toma posse no STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta quinta-feira (16). Ele vai ocupar a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho deste ano, em razão da idade. O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia, assim como demais integrantes do Executivo, deputados, senadores e representantes do Poder Judiciário.

A cerimônia de posse ocorre na sede do Supremo, que está com acesso restrito em razão das medidas sanitárias adotadas no combate à pandemia de Covid-19. Mendonça vai ocupar ainda uma das cadeiras da Segunda Turma da Corte, hedando mais de mil processos que estavam no gabinete que agora ele vai ocupar. A indicação dele ao cargo foi aprovada por 47 votos a favor e 32 contrários no plenário do Senado Federal.

André Mendonça
André Mendonça André Mendonça

Perfil

Natural de Santos, em São Paulo, o novo magistrado da mais alta corte do país serviu por 20 anos na AGU (Advocacia-Geral da União), onde foi servidor de carreira. Também foi ministro da Justiça no governo do presidente Bolsonaro e ocupou o cargo de advogado-geral da União.

Além disso, é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília. Após a cerimônia de posse, ele participa de um culto com integrantes do segmento evangélico. Familiares do novo ministro e representantes do segmento evangélico também acompanham o evento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.