Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ansiedade, burnout e depressão são incluídas em lista de doenças relacionadas ao trabalho

Segundo o Ministério da Saúde, quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos pelo SUS em 15 anos

Brasília|Laísa Lopes, do R7, em Brasília

Lista de patologias não era atualizada havia 24 anos
Lista de patologias não era atualizada havia 24 anos

O Ministério da Saúde incluiu nesta quarta-feira (29) à lista de doenças relacionadas ao trabalho 165 novas patologias, entre elas ansiedade, depressão, burnout, leucemias e Covid-19. A lista não era atualizada havia 24 anos. Os ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social foram favoráveis às adições, já publicadas no Diário Oficial da União. As mudanças passam a valer daqui a 30 dias.

Segundo a pasta, entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais. A maioria das notificações (52,9%) tem a ver com acidentes de trabalho graves.

O levantamento aponta ainda que 26,8% das notificações foram geradas pela exposição a material biológico; 12,2%, devido a acidentes com animais peçonhentos; e 3,7%, por lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares. Apenas em 2023, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionadas ao trabalho.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

A pasta ressalta que as mudanças na lista vão contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância que possibilitem a existência de locais de trabalho mais saudáveis.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.