Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Antes da paz, o primeiro caminho é parar a guerra, diz Lula após encontro com premiê holandês

O presidente revelou esperar de Celso Amorim, que viajou para a Ucrânia, 'indícios de soluções' para o fim da guerra

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Lula recebe o primeiro-ministro holandês no Planalto
Lula recebe o primeiro-ministro holandês no Planalto

Após uma reunião bilateral nesta terça-feira (9)com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o primeiro caminho não é o da paz, e sim o de parar a guerra na Ucrânia.

Lula afirmou ainda que espera de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, "indícios de soluções" para dar fim ao conflito iniciado pela Rússia.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"O primeiro caminho não é da paz, o primeiro caminho é da necessidade de parar a guerra. Quando parar a guerra, é possível que a gente crie condições de negociar o fim dessa guerra para sempre e se os países estão de acordo. É fácil? Não é fácil", disse Lula.

O presidente comentou também a viagem de Celso Amorim à Ucrânia. "Ele já tinha ido à Rússia. Ele viajou 12 horas de trem para chegar na Ucrânia. Espero que o Celso me traga não a solução, mas indícios de soluções para que a gente possa começar a conversar sobre a paz. Ele já sabe o que o Putin quer, e vai agora saber o que quer Zelensky, e aí vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra", afirmou.


O primeiro-ministro holandês defendeu o fim da guerra. "Nessa posição comum, fiquei feliz que tenhamos conseguido falar sobre a guerra da Ucrânia. Sem concessões que possam afetar a soberania da Ucrânia. Os Países Baixos vão apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário", afirmou Rutte.

Agenda

Mark Rutte está em missão comercial no Brasil acompanhado de uma comitiva de empresários. Ele iniciou a agenda na última segunda-feira (8), em São Paulo, passa por Brasília e depois vai ao Ceará. Na capital federal, o primeiro-ministro se encontrou com Lula para tratar de temas como relações comerciais, investimentos para transição energética e cooperação técnica bilateral.


A última parte da visita vai ocorrer em Fortaleza, onde o premiê vai conhecer o terminal portuário do Pecém, que tem uma parceria de 75 milhões de euros com o porto de Roterdã, um dos principais da Europa. Rutte vai participar também de eventos sobre cooperação em hidrogênio de baixo carbono.

Leia também

Parceria

A Holanda é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. A nação é a segunda colocada entre os maiores investidores imediatos no mercado brasileiro, com estoque de cerca de 126 bilhões de dólares em 2021.

Em 2022, foi o quarto país do mundo — e o primeiro da Europa — que mais importou produtos brasileiros, com fluxo de 11,9 bilhões de dólares. Também está em 21º no ranking de países que mais exportaram para o Brasil, com 2,75 bilhões de dólares.

O principal produto brasileiro de exportação foi o petróleo, com 18% do total, seguido pela soja (9,5%) e pelo ferro (5,9%). Os combustíveis refinados responderam por 42% dos produtos holandeses importados pelo Brasil, seguidos por adubos e fertilizantes (11%) e produtos industrializados (4,7%).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.