Antes da paz, o primeiro caminho é parar a guerra, diz Lula após encontro com premiê holandês
O presidente revelou esperar de Celso Amorim, que viajou para a Ucrânia, 'indícios de soluções' para o fim da guerra
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
Após uma reunião bilateral nesta terça-feira (9)com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o primeiro caminho não é o da paz, e sim o de parar a guerra na Ucrânia.
Lula afirmou ainda que espera de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, "indícios de soluções" para dar fim ao conflito iniciado pela Rússia.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
"O primeiro caminho não é da paz, o primeiro caminho é da necessidade de parar a guerra. Quando parar a guerra, é possível que a gente crie condições de negociar o fim dessa guerra para sempre e se os países estão de acordo. É fácil? Não é fácil", disse Lula.
O presidente comentou também a viagem de Celso Amorim à Ucrânia. "Ele já tinha ido à Rússia. Ele viajou 12 horas de trem para chegar na Ucrânia. Espero que o Celso me traga não a solução, mas indícios de soluções para que a gente possa começar a conversar sobre a paz. Ele já sabe o que o Putin quer, e vai agora saber o que quer Zelensky, e aí vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra", afirmou.
O primeiro-ministro holandês defendeu o fim da guerra. "Nessa posição comum, fiquei feliz que tenhamos conseguido falar sobre a guerra da Ucrânia. Sem concessões que possam afetar a soberania da Ucrânia. Os Países Baixos vão apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário", afirmou Rutte.
Agenda
Mark Rutte está em missão comercial no Brasil acompanhado de uma comitiva de empresários. Ele iniciou a agenda na última segunda-feira (8), em São Paulo, passa por Brasília e depois vai ao Ceará. Na capital federal, o primeiro-ministro se encontrou com Lula para tratar de temas como relações comerciais, investimentos para transição energética e cooperação técnica bilateral.
A última parte da visita vai ocorrer em Fortaleza, onde o premiê vai conhecer o terminal portuário do Pecém, que tem uma parceria de 75 milhões de euros com o porto de Roterdã, um dos principais da Europa. Rutte vai participar também de eventos sobre cooperação em hidrogênio de baixo carbono.
Leia também
Parceria
A Holanda é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. A nação é a segunda colocada entre os maiores investidores imediatos no mercado brasileiro, com estoque de cerca de 126 bilhões de dólares em 2021.
Em 2022, foi o quarto país do mundo — e o primeiro da Europa — que mais importou produtos brasileiros, com fluxo de 11,9 bilhões de dólares. Também está em 21º no ranking de países que mais exportaram para o Brasil, com 2,75 bilhões de dólares.
O principal produto brasileiro de exportação foi o petróleo, com 18% do total, seguido pela soja (9,5%) e pelo ferro (5,9%). Os combustíveis refinados responderam por 42% dos produtos holandeses importados pelo Brasil, seguidos por adubos e fertilizantes (11%) e produtos industrializados (4,7%).