Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa recomenda suspensão da temporada de cruzeiros

Orientação se dá devido à variante Ômicron e ao aumento repentino de casos de Covid-19 em embarcações na costa brasileira

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Anvisa recomenda a suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil
Anvisa recomenda a suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil Anvisa recomenda a suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao Ministério da Saúde, em nota técnica publicada nesta sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro. A ação se dará em caráter preventivo, até que haja mais dados sobre o cenário epidemiológico, diante do aumento de casos de Covid-19 nas embarcações que operam cruzeiros marítimos na costa brasileira.

De acordo com a agência, a orientação se deve especialmente ao aparecimento e à transmissão da variante Ômicron em território nacional. Na nota, enfatiza-se o fato de que tal recomendação segue lei segundo a qual medidas de restrição para entrada no país por rodovias, portos ou aeroportos devem ser tomadas de forma conjunta pelos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública e Infraestrutura, mas mediante uma recomendação técnica da Anvisa.

Nesta sexta-feira, dois navios – o Costa Diadema, em Salvador, e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos – tiveram suas atividades interrompidas devido a casos de Covid-19. Com o aumento de casos entre tripulantes do MSC, houve fiscalização por parte da Anvisa e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Ao todo, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com Covid-19, além de 54 pessoas que tiveram contato com infectados. Todas as 132 pessoas foram desembarcadas.

No caso do Costa Diadema, foram confirmados 68 casos de Covid-19 na quarta-feira (29), sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. Na nota técnica, a agência ressaltou que, durante investigações feitas nos dois navios, foram coletadas amostras "para mapeamento genômico e identificação de possíveis variantes", e que, no caso do MSC Splendida, "há forte indicativo de que se trata da referida variante".

Publicidade

As operações de cruzeiros foram retomadas após uma portaria dos três ministérios, no início de outubro. A agência afirma que, na ocasião, o mundo ainda não havia identificado a variante Ômicron. "Os dados disponíveis até o momento apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rápido do que outras variantes e que pode contornar parte da proteção imunológica de vacinas e casos anteriores de Covid-19", explicou.

Nesta quinta-feira (30), o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) aumentou o nível de alerta da Covid-19 para viagens, devido ao aumento de casos de contaminação em navios de cruzeiro. "A manifestação da Anvisa foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção", ressaltou a agência brasileira em nota.

A recomendação deve agora ser avaliada pelos ministérios envolvidos, para que então seja deliberada alguma decisão que afete as operações dos navios.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.