Ao vivo: STF retoma julgamento do núcleo de desinformação com voto de Cármen Lúcia
Expectativa é que ação seja concluída nesta sessão de quarta-feira (22)
Brasília|Do R7
Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira (22) o julgamento do ‘núcleo de desinformação’ da trama golpista. A expectativa é que o processo seja finalizado ainda nesta sessão. Além de Cármen, o ministro Flávio Dino também manifestará sua decisão.
Votos

O relator, ministro Alexandre de Moraes, pediu a condenação dos sete integrantes do grupo. Em seguida, o ministro Cristiano Zanin seguiu o voto do relator.
Na parte da tarde, o ministro Luiz Fux votou. Ainda nas preliminares, Fux divergiu dos colegas e declarou “a incompetência absoluta do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a presente ação penal”.
Leia mais
Réus e acusações
- Ailton Moraes Barros (ex-major do Exército);
- Ângelo Denicoli (major da reserva do Exército);
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal);
- Giancarlo Rodrigues (subtenente do Exército);
- Guilherme Almeida (tenente-coronel do Exército);
- Marcelo Bormevet (agente da Polícia Federal); e
- Reginaldo Abreu (coronel do Exército).
Seis deles são acusados de cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Moraes, entretanto, avaliou que Carlos Cesar Moretzshon Rocha era parcialmente culpado, somente pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Zanin concordou com o relator.
Esse grupo foi acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de espalhar notícias falsas e atacar instituições e autoridades.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












