Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ao vivo: ministros do STF decidem se abrem investigação sobre Alexandre de Moraes

Plenário do Supremo vai analisar relatório da Polícia Federal que mostrou supostas mensagens de Vorcaro ao ministro

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O STF realiza um julgamento inédito para decidir sobre a abertura de investigação envolvendo o ministro Alexandre de Moraes.
  • Relatórios da Polícia Federal indicam que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro teria enviado mensagens a Moraes para intervir a favor do Banco Master.
  • Mensagens foram enviadas por Vorcaro através de capturas de tela de textos escritos no aplicativo de notas do celular.
  • Ministros do STF estão divididos sobre a continuidade das apurações, com Edson Fachin, presidente do STF, defendendo a investigação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O STF (Supremo Tribunal Federal) realiza nesta terça-feira (15) um julgamento inédito na história da Corte: pela primeira vez, os ministros vão se reunir para decidir sobre a abertura de uma investigação envolvendo um integrante do próprio tribunal. O caso envolve o ministro Alexandre de Moraes e a suposta relação dele com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

Relatórios produzidos pela Polícia Federal no caso Master apontaram que Vorcaro teria enviado mensagens a Moraes para pedir intervenção em favor do banco e ajuda para evitar medidas contra a instituição.


A perícia realizada no celular do empresário identificou uma dinâmica específica de comunicação. Segundo a PF, Vorcaro escrevia os textos no aplicativo de notas do celular, fazia uma captura de tela e, segundos depois, encaminhava a imagem pelo WhatsApp como mensagem de visualização única. Os investigadores identificaram 52 registros que seguiram esse padrão.

O julgamento deve ocorrer em um plenário dividido. Nos bastidores, três ministros são apontados como mais inclinados a rejeitar o prosseguimento dos procedimentos contra Moraes: Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.


Do outro lado, André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques são apontados como favoráveis à continuidade das apurações.

Segundo apurou o blog Quarta Instância, o presidente do STF, Edson Fachin, deve defender a abertura de uma apuração sobre a conduta de Moraes. Fachin é o relator do julgamento.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.