Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ao vivo: União Europeia assina acordo de livre-comércio com Mercosul

Presidente Lula não está presente, mas representação brasileira fica a cargo do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A União Europeia assina um acordo de livre-comércio com o Mercosul após 26 anos de negociações.
  • O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representa o Brasil na cerimônia em Assunção, Paraguai.
  • O acordo não entra em vigor imediatamente, aguardando a ratificação pelo Parlamento Europeu e pelos países do Mercosul.
  • Esperam-se reduções tarifárias em produtos importados, beneficiando itens de saúde e alimentação no Brasil ao longo de 8 a 12 anos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A União Europeia e o Mercosul assinam neste sábado (17) o acordo de livre-comércio que cria uma das maiores zonas comerciais do mundo, com mercado combinado de US$ 22 trilhões. A cerimônia está sendo transmitida ao vivo de Assunção, no Paraguai.

O acordo é resultado de mais de 26 anos de negociações entre os dois blocos e marca uma nova etapa para o livre-comércio brasileiro e sul-americano.


A assinatura acontece uma semana depois de a União Europeia ter oficialmente aprovado o acordo comercial com o Mercosul.

Pacto marca nova etapa para o livre-comércio brasileiro União Europeia/Mercosul

Contudo, os termos do tratado não entram em vigor imediatamente, pois ainda é necessário que o Parlamento Europeu e os parlamentos de todos os países do Mercosul ratifiquem o acordo.


A representação brasileira fica a cargo do chanceler Mauro Vieira.

O acordo estabelece uma zona de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Pelos cálculos dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a parceria integrará um mercado com PIB combinado de US$ 22 trilhões.


Em outra frente, o tratado prevê reduzir tarifas de produtos importados pelo Mercosul e pela Europa, o que poderá baratear itens de saúde e alimentação no Brasil. Entre os produtos beneficiados, estão medicamentos, máquinas industriais, veículos e fertilizantes.

A implementação dos benefícios será gradual, com prazo estimado de 8 a 12 anos. Paralelamente, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) projeta um aumento no volume de importações.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.