Apoiadores de Bolsonaro se reúnem no Alvorada e esperam declaração do presidente
Lula e Geraldo Alckmin foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral na tarde desta segunda-feira (12)
Brasília|Ana Isabel Mansur, Plínio Aguiar e Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
No dia em que ocorre a diplomação do presidente e o vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), os apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que são contra o resultado das eleições deste ano, estão reunidos em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, no início da tarde desta segunda-feira (12).
A cerca de seis quilômetros do Alvorada, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula e Alckmin (PSB) foram diplomados pela Justiça Eleitoral. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) monitora o ato, que não tem ocorrências até o momento.
Vestidos de verde e amarelo, os apoiadores do atual presidente cantam o hino nacional enquanto aguardam uma possível aparição de Bolsonaro.
Nas imediações do TSE, onde um esquema especial de segurança foi montado para a cerimônia de diplomação, apoiadores e correligionários de Lula entoaran cantos de apoio ao presidente eleito, que chegou ao local por volta de 13h55.
Solenidade
A diplomação habilita os candidatos eleitos ao exercício do mandato e posse no ano que vem. O evento encerra o processo eleitoral, com a entrega dos documentos, a apuração dos votos, o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação e a análise das contas de campanha.
Cerca de mil pessoas foram convidadas para a diplomação de Lula e Alckmin. O evento foi transmitido on-line.