Após chuvas, CEB abre comportas do Lago Paranoá nesta sexta
Medida pretende conter volume do espelho d'água; população deve evitar margens e leito do rio abaixo da barragem
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
As comportas da Barragem do Lago Paranoá serão abertas na manhã desta sexta-feira (18). A medida tem o objetivo de controlar o volume de água do espelho d'água depois do aumento no volume de chuvas registrado no Distrito Federal nos últimos dias.
Com o procedimento, a Defesa Civil faz uma série de recomendações à população. Os moradores devem cadastrar o número do celular para receber os alertas do órgão, enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.
É preciso evitar as margens e o leito do rio abaixo da represa. Se estiver perto do corpo d'água e ouvir o soar da sirene, a orientação é se deslocar o mais rapidamente possível até o ponto mais alto que conseguir.
Abastecimento
A cota considerada máxima do Paranoá é de 1000,3 metros. Depois das chuvas, o índice alcançou os 1.000,52 m. Com tanta água, os reservatórios que abastacem a capital também estão cheios. Tanto o reservatório do Descoberto como o de Santa Maria registram 100% do volume útil, segundo a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF).
Chuvas
A chuva intensa que atingiu o DF nesta quinta-feira (17) ajudou a encher os reservatórios e elevar a cota do lago, mas também deixou um rastro de estragos pela cidade. Houve registro de acidentes de trânsito, por causa da pista molhada, e alagamentos, como na Feira dos Importados. Na madrugada, um muro de arrimo desabou, interditando três casas e deixando dois carros parcialmente soterrados. Em apenas duas horas, choveu 47 milímetros na capital.
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que as precipitações devem continuar volumosas nos próximos dias. O DF segue sob alerta de perigo iminente de chuvas fortes, de 30 a 60 mm acumulados no dia.
Leia também
"A presença de uma massa de ar úmida e instável, atuando em toda área central do Brasil, nos coloca na rota das instabilidades. O sol pode atá aparecer, uma abertura ou outra, mas sempre entre nuvens, com condição de pancada de chuva que vai vir forte, com trovoadas", alerta a meteorologista Mayane Araújo.
Até esta sexta, a estação meteorológica do Gama foi a que registrou maiores níveis: 212 mm, o que corresponde a 15,8% a mais do que é esperado para o mês de fevereiro. O acumulado ainda está longe de alcançar o recorde histórico, que foi observado no ano passado na estação do Paranoá: 615,8 mm.