Brasília Comportas da Barragem do Lago Paranoá são abertas nesta quarta

Comportas da Barragem do Lago Paranoá são abertas nesta quarta

Medida ocorre para manutenção da cota do lago. Defesa Civil emite alerta sonoro e envia mensagem por celular a moradores

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Comportas serão abertas para manutenção da cota do lago, que subiu com as chuvas intensas

Comportas serão abertas para manutenção da cota do lago, que subiu com as chuvas intensas

Acácio Pinheiro / Agência Brasília

As comportas da barragem do Lago Paranoá, no Distrito Federal, foram abertas nesta quarta-feira (24) para a manutenção da cota do lago, depois que as chuvas elevaram o volume de água no local. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMDF), os componentes terão vazão de 10 centímetros.

Atualmente, o nível está em 1.026,97 metros, aponta o monitoramento da Adasa (Agência Reguladora de Águas). O reservatório do Descoberto está com 54,7% do volume útil, e o de Santa Maria chegou a 84,6%, índices considerados satisfatórios.

A abertura das comportas é feita pela CEB (Companhia Energética de Brasília), em parceria com os bombeiros. A medida pretende evitar que a água transborde em períodos de chuva intensa. Em novembro, o volume pluviométrico acumulado já superou em mais de 10% os 226,9 mm esperados para o todo o mês.

Por isso, a Defesa Civil emite um alarme sonoro antes de abrir os compartimentos. Mensagens de texto também são enviadas àqueles que residem nas proximidades do local.

Últimas