Comportas da Barragem do Lago Paranoá são abertas nesta quarta
Medida ocorre para manutenção da cota do lago. Defesa Civil emite alerta sonoro e envia mensagem por celular a moradores
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
As comportas da barragem do Lago Paranoá, no Distrito Federal, foram abertas nesta quarta-feira (24) para a manutenção da cota do lago, depois que as chuvas elevaram o volume de água no local. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMDF), os componentes terão vazão de 10 centímetros.
Atualmente, o nível está em 1.026,97 metros, aponta o monitoramento da Adasa (Agência Reguladora de Águas). O reservatório do Descoberto está com 54,7% do volume útil, e o de Santa Maria chegou a 84,6%, índices considerados satisfatórios.
Leia também
A abertura das comportas é feita pela CEB (Companhia Energética de Brasília), em parceria com os bombeiros. A medida pretende evitar que a água transborde em períodos de chuva intensa. Em novembro, o volume pluviométrico acumulado já superou em mais de 10% os 226,9 mm esperados para o todo o mês.
Por isso, a Defesa Civil emite um alarme sonoro antes de abrir os compartimentos. Mensagens de texto também são enviadas àqueles que residem nas proximidades do local.