Após fala de chanceler alemão, presidência da COP30 diz que negociadores estão ‘encantados’ com Belém
Friedrich Merz afirmou que jornalistas da Alemanha estavam ‘felizes’ por deixar a capital paraense
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, enviada especial a Belém

A presidência da COP30 afirmou nesta terça-feira (18) que o clima geral entre os negociadores estrangeiros que estão em Belém (PA) é de “encanto” com a capital paraense.
A declaração foi feita em resposta a uma fala do chanceler alemão, Friedrich Merz, na semana passada. O primeiro-ministro afirmou que a delegação da Alemanha estava “feliz” por ir embora de Belém (leia mais abaixo).
“Posso dar um testemunho de quem está 12h por dia com os delegados estrangeiros”, começou a negociadora-chefe brasileira na COP30, Liliam Chagas, em coletiva de imprensa.
“Eles comentam que estão encantados com a cidade, aproveitando muito, a música, a culinária, e, sobretudo, a simpatia da população local. Isso é que está encantando eles aqui”, comentou, em resposta à pergunta feita por um jornalista belenense.
Os relatos diários da presidência brasileira à imprensa têm sido feitos em inglês, devido à presença da mídia internacional. No entanto, como o questionamento foi feito em português, as respostas dos líderes do Brasil também foram dadas na língua nativa.
“Os comentários voluntários das delegações estrangeiras para nós são de que estão encantados com a cidade, a culinária e a comida, mas principalmente com a simpatia e com a abertura do povo local em querer ajudar e tentar falar inglês. Os comentários são muito, muito positivos”, acrescentou Liliam, ao destacar que há um “estranhamento normal” devido ao calor para “os que vêm de temperaturas muito frias”.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, reforçou o posicionamento da negociadora e afirmou que há pessoas que “não sabem apreciar”.
“Tem tanta coisa boa sendo dita sobre Belém, tem tanta coisa boa sendo dita sobre a COP30. A gente não tem que ouvir essas pessoas que não estão sabendo como apreciar. Não temos que ligar para isso, não. Estamos acima disso”, respondeu Corrêa do Lago, também em português.
Entenda
Na última quinta (13), durante discurso em um congresso alemão, Merz afirmou que jornalistas da Alemanha que o acompanharam em Belém ficaram aliviados ao deixar a capital paraense.
“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais belos do mundo. Na semana passada, perguntei a alguns jornalistas que estavam comigo no Brasil: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, disse Merz.
O discurso do primeiro-ministro foi transmitido e transcrito na página oficial do governo federal alemão. Enquanto esteve em Belém, o alemão reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














