Após inspeção, Tribunal de Contas do DF verifica falhas na segurança em 35% das escolas fiscalizadas
Foram verificados buracos ou aberturas em muros e grades que permitem acesso de estranhos; inspeção ocorreu em 38 unidades
Brasília|Do R7, em Brasília
Das 38 escolas públicas do Distrito Federal fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do DF nesta semana, 35% apresentam falhas na segurança, segundo o relatório feito pela instituição e divulgado nesta sexta-feira (28).
Dentre os problemas identificados nas unidades de ensino, há buracos ou aberturas em muros e grades que permitem a entrada de pessoas estranhas.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
A vistoria ocorreu entre segunda (24) e quarta (26), para verificar aspectos como infraestrutura, segurança e combate e prevenção de incêndios. Além do Distrito Federal, a operação ocorreu de forma simultânea em mais de mil escolas públicas de todo o país.
Segundo o TCDF, 32% das unidades não tinham vigias, câmeras ou outro equipamento de segurança e 82% não têm botão de pânico ou equipamento similar para situações de risco.
Além das questões de segurança, o relatório também apontou problemas com extintores de incêndio e laudo de vistoria vencidos e infiltrações, além de falta de hidrantes, de corrimão, de sinalização tátil em pisos e de saneamento básico.
Ainda de acordo com o tribunal, os dados obtidos serão incorporados a uma auditoria que avalia o cumprimento do Plano Distrital de Educação pela Secretaria de Educação do DF.