Após lentidão no trânsito, GDF suspende faixa exclusiva entre São Sebastião e Jardim Botânico
Medida deve ficar suspensa até que sejam aprofundados estudos sobre melhoria do transporte coletivo na região
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal suspendeu a faixa exclusiva para ônibus entre São Sebastião e Jardim Botânico, que começou a funcionar na última quinta-feira (18). A decisão foi tomada após o corredor causar lentidão no trânsito na manhã desta segunda-feira (22).
Segundo a pasta, a decisão foi informada ao DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem), que será responsável por fiscalizar a operação. A ideia é que a medida fique suspensa até que sejam “aprofundados os estudos sobre como a faixa contribui para a melhoria do transporte coletivo na região”.
A faixa exclusiva, que funcionava apenas no sentido de saída de São Sebastião, havia sido instalada para diminuir os atrasos dos ônibus, com a expectativa de que as viagens ficassem de 8 a 10 minutos mais rápidas.
Veja mais
“Desde a implantação da faixa, nós temos avaliado os resultados tanto para o transporte coletivo quanto para o trânsito na região, e detectamos que os ganhos para os ônibus não se mostraram tão significativos, em contrapartida, ao desempenho do trânsito. Os dados colhidos até agora são importantes para aprofundarmos os estudos sobre as intervenções que podemos adotar para melhorar o transporte coletivo sem causar transtornos ao trânsito no local”, disse o secretário Zeno Gonçalves.
Faixas exclusivas
Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 130 quilômetros de extensão, sendo elas:
• 23 km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG);
• 56 km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) nos dois sentidos do corredor do BRT Sul;
• 14 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB);
• 22 km nos dois lados das W3 Sul e Norte;
• 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM);
• 16 km no Eixo Monumental, somando as vias S1 e N1.
Ao todo, são beneficiadas 711 linhas de ônibus, e mais de 17.300 viagens do transporte público coletivo do DF.
Perguntas e respostas
Qual foi a decisão tomada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal?
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal suspendeu a faixa exclusiva para ônibus entre São Sebastião e Jardim Botânico, que havia começado a funcionar na última quinta-feira (18).
Por que a faixa exclusiva foi suspensa?
A faixa foi suspensa após causar lentidão no trânsito na manhã desta segunda-feira (22). A decisão foi tomada para que sejam aprofundados estudos sobre como a faixa contribui para a melhoria do transporte coletivo na região.
Qual é a responsabilidade do DER-DF em relação a essa decisão?
O DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem) foi informado sobre a suspensão e será responsável por fiscalizar a operação da faixa exclusiva.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















