Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Após Silvio Almeida, governo exonera secretário acusado de assédio moral

Ministra Macaé Evaristo reabriu apurações sobre Cláudio Augusto Vieira da Silva depois de novas denúncias

Brasília|Do R7

Denúncia de assédio foi recebida em janeiro Valter Campanato/Agência Brasil - 02.02.2024

O governo federal anunciou a exoneração de Cláudio Augusto Vieira da Silva do cargo de secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19). O R7 tenta contato com o ex-secretário.

LEIA TAMBÉM

A exoneração acontece depois da ministra Macaé Evaristo reabrir o processo de apuração sobre supostos assédios morais cometidos por Cláudio. Denúncia foi recebida pela ouvidoria da pasta em janeiro e encaminhada para a corregedoria, mas depois foi arquivada por falta de materialidade.

Macaé decidiu reabrir as apurações depois de outras denúncias contra Cláudio serem feitas após a saída de Silvio Almeida, antigo ministro que foi demitido por acusações de assédio sexual. A nova responsável pelo ministério disse que todas as denúncias vão ser apuradas com afinco.

A ministra foi nomeada pelo presidente Lula para o cargo em 9 de setembro, e considerou a oportunidade um “chamado de muita responsabilidade”.


Abertura de inquérito sobre Silvio Almeida

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça autorizou a abertura de inquérito para investigar o ex-ministro de Direitos Humanos Silvio Almeida, acusado de assédio sexual, na última terça-feira (17).

Almeida foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de setembro. Uma das vítimas de Almeida teria sido a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que comunicou o fato a outros integrantes do governo federal. O ex-ministro nega ter cometido os crimes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.