Brasília Artistas fazem ilustrações sobre liberdade na Praça dos Três Poderes; veja fotos

Artistas fazem ilustrações sobre liberdade na Praça dos Três Poderes; veja fotos

A ação é do Supremo Tribunal Federal, homenageia os 200 anos da Independência do Brasil e trouxe pintores de outros estados 

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Obras do Projeto Liberdades na Praça dos Três Poderes

Obras do Projeto Liberdades na Praça dos Três Poderes

Karla Beatryz/R7 Brasília

Um grupo de artistas urbanos foi convidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania (IJC), para produzir ilustrações em grafite que representem os 200 anos de Independência do Brasil. A ação faz parte do Projeto Liberdades e ocorre, nesta terça-feira (17), na Praça dos Três Poderes com ilustradores de todo o país.

A liberdade é o tema central do projeto, incentivando os artistas a realizarem ilustrações que englobem a liberdade Econômica, liberdade do trabalhador, sindical e associativa, além da liberdade de ir e vir, de reunião, liberdade de imprensa, de expressão, liberdade sexual, de voto, eleitoral, empresarial e religiosa.

Alexandra de Assis Ribeiro, 34 anos, é uma das artistas convidadas para integrar o Projeto Liberdades. Ela conta que ficou surpresa com o convite. “ A gente não espera que o poder público englobe a arte urbana em um projeto tão grande”, a artista de Fortaleza desabafa que o meio ainda é muito discriminado.

Alexandra pintando na Praça dos Três Poderes

Alexandra pintando na Praça dos Três Poderes

Karla Beatryz/R7

 Alexandra escolheu pintar sobre a liberdade de expressão, como a arte pode ser usada para falar com as pessoas e alcançar diferentes locais.

Os artistas foram selecionados por Rafael Araújo dos Santos, fundador da Escola Carioca de Grafitti e do Museu de Grafitti do Rio de Janeiro. Sírio Júnio, 34 anos, é um dos grafiteiros convidados. O brasiliense, que trabalha na área há 20 anos, acha interessante viver o projeto na própria cidade.

“Acho muito bom quando tem ações do estado voltadas aos artistas, cria boas relações”. O artista escolheu pintar sobre liberdades públicas e o estado democrático, por meio das mãos que representam todas as classes da sociedade.

Artista pintando na Praça dos Três Poderes

Artista pintando na Praça dos Três Poderes

Karla Beatryz/R7

Projeto Liberdades

O Projeto Liberdades pretende publicar cartilhas voltadas ao público jovem, e os grafites vão ilustrar uma versão digital do livro, voltada ao público infanto-juvenil. Além das ilustrações, artigos de ministros vão compor o livro com previsão de lançamento para o início de agosto.

Além do formato digital, a publicação vai ser distribuída de forma impressa em todas as escolas de ensino médio do país. O projeto faz parte do Programa de Combate à Desinformação, criado para desmentir notícias falsas sobre o STJ. 

Leia também: Procon proíbe venda de Del Valle no DF e diz que bebida 'não é suco'

Os grafiteiros fazem as ilustrações nesta terça-feira, até às 18h, em telas espalhadas na Praça dos Três Poderes. Confira: 

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas