Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Artistas fazem ilustrações sobre liberdade na Praça dos Três Poderes; veja fotos

A ação é do Supremo Tribunal Federal, homenageia os 200 anos da Independência do Brasil e trouxe pintores de outros estados 

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília


Obras do Projeto Liberdades na Praça dos Três Poderes
Obras do Projeto Liberdades na Praça dos Três Poderes

Um grupo de artistas urbanos foi convidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania (IJC), para produzir ilustrações em grafite que representem os 200 anos de Independência do Brasil. A ação faz parte do Projeto Liberdades e ocorre, nesta terça-feira (17), na Praça dos Três Poderes com ilustradores de todo o país.

A liberdade é o tema central do projeto, incentivando os artistas a realizarem ilustrações que englobem a liberdade Econômica, liberdade do trabalhador, sindical e associativa, além da liberdade de ir e vir, de reunião, liberdade de imprensa, de expressão, liberdade sexual, de voto, eleitoral, empresarial e religiosa.

Alexandra de Assis Ribeiro, 34 anos, é uma das artistas convidadas para integrar o Projeto Liberdades. Ela conta que ficou surpresa com o convite. “ A gente não espera que o poder público englobe a arte urbana em um projeto tão grande”, a artista de Fortaleza desabafa que o meio ainda é muito discriminado.

Alexandra pintando na Praça dos Três Poderes
Alexandra pintando na Praça dos Três Poderes

Alexandra escolheu pintar sobre a liberdade de expressão, como a arte pode ser usada para falar com as pessoas e alcançar diferentes locais.

Publicidade

Os artistas foram selecionados por Rafael Araújo dos Santos, fundador da Escola Carioca de Grafitti e do Museu de Grafitti do Rio de Janeiro. Sírio Júnio, 34 anos, é um dos grafiteiros convidados. O brasiliense, que trabalha na área há 20 anos, acha interessante viver o projeto na própria cidade.

“Acho muito bom quando tem ações do estado voltadas aos artistas, cria boas relações”. O artista escolheu pintar sobre liberdades públicas e o estado democrático, por meio das mãos que representam todas as classes da sociedade.

Publicidade
Artista pintando na Praça dos Três Poderes
Artista pintando na Praça dos Três Poderes

Projeto Liberdades

O Projeto Liberdades pretende publicar cartilhas voltadas ao público jovem, e os grafites vão ilustrar uma versão digital do livro, voltada ao público infanto-juvenil. Além das ilustrações, artigos de ministros vão compor o livro com previsão de lançamento para o início de agosto.

Além do formato digital, a publicação vai ser distribuída de forma impressa em todas as escolas de ensino médio do país. O projeto faz parte do Programa de Combate à Desinformação, criado para desmentir notícias falsas sobre o STJ. 

Publicidade

Leia também: Procon proíbe venda de Del Valle no DF e diz que bebida 'não é suco'

Os grafiteiros fazem as ilustrações nesta terça-feira, até às 18h, em telas espalhadas na Praça dos Três Poderes. Confira: 

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.