Assaltante é baleado na cabeça por PM de folga durante roubo a ônibus no DF
Homem teria sacado arma e apontado para o policial; ele ficou em estado grave após ser baleado
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Um homem de 25 anos foi baleado na cabeça na noite de quinta-feira (18) por um policial militar de folga no Distrito Federal. O caso ocorreu em Taguatinga Sul, por volta das 22h. O policial trafegava de carro pela DF 001 (Pistão Sul) na altura da QS 3, quando percebeu a movimentação suspeita dentro do ônibus, onde o homem estaria assaltando os passageiros.
Leia também: Policial reage à tentativa de assalto e mata suspeito no Recanto das Emas
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o policial interpelou o indivíduo quando ele descia do coletivo ainda com a arma em punho. Ao notar a aproximaçao do PM, o suspeito apontou a pistola na direção do policial e acabou sendo alvejado na cabeça. O policial alegou legítima defesa.
Leia também
O suspeito tinha entrado no ônibus da linha 393.6, que faz o percurso entre Samambaia Sul e Taguatinga Centro. Quando entrou no coletivo, o homem sacou a arma, anunciou o assalto e rendeu todos os passageiros.
O motorista aproveitou um momento de distração do suspeito e parou o veículo sob um semáforo, desceu do ônibus e gritou por ajuda. Foi então que o policial militar à paisana, que trafegava pela pista, intercedeu.
O policial deu voz de prisão ao asaltante, que não se rendeu e apontou a arma de fogo ao policial. Ameaçado, o policial fez um único disparo, que atingiu a cabeça do homem. Ele caiu inconsciente entre o ônibus e o canteiro da pista. Alguns dos passageiros ainda recolheram pertences que foram roubados pelo homem. Um celular roubado foi apreendido.
A Polícia Civil considerou que o policial "agiu usando moderadamente dos meios necessários para repelir risco de injusta agressão" e, por isso, estaria resguardado pelo excludente de ilicitude da legítima defesa. Por isso, o policial não foi preso em flagrante.
O policial acionou o Corpo de Bombeiros para socorrer o suspeito. Inconsciente e com sinais vitais instáveis, o homem foi transportado em estado grave para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
O policial militar apresentou a arma, uma garrucha, na 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro). Segundo dados compilados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, oito pessoas morreram em intervenções policiais no Distrito Federal.