Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aterro sanitário do DF não está pronto e lixão da Estrutural continua funcionando fora da lei

Prazo para fim dos lixões terminou sábado (2), mas DF ainda não tem solução

Brasília|Do R7

A área do aterro sanitário está demarcada, mas no local apenas uma placa anuncia quer será o local de tratamento de lixo do DF
A área do aterro sanitário está demarcada, mas no local apenas uma placa anuncia quer será o local de tratamento de lixo do DF A área do aterro sanitário está demarcada, mas no local apenas uma placa anuncia quer será o local de tratamento de lixo do DF

O prazo para o fim dos lixões e a instalação de aterros sanitários nos centros urbanos venceu no último sábado (2) e o Distrito Federal não cumpriu a determinação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Em Samambaia, o terreno de 30 hectares, destinado à implantação do primeiro aterro do DF, está demarcado, mas apenas uma placa foi instalada no local para indicar que ali será feito o tratamento do lixo.

A escola, que seria transferida do local para instalação da estrutura funciona normalmente e não há prazo para a transferência da unidade de ensino para outra área.

O lixão da Estrutural, onde é acomodado o lixo de Brasília e das regiões administrativa continua funcionando e é de onde sai o sustento de mais de dois mil catadores, que temem o fechamento. O local funciona há 50 anos e recebe 50 toneladas de lixo por mês.

Publicidade

— É muita gente que depende desse lixo. Quando sair esse lixo a gente vai fazer o quê?, pergunta Isaina Maria de Jesus, que trabalha como catadora há 44 anos.

Leia mais notícias no R7 DF 

Publicidade

Para garantir a renda dos catadores, o governo prometeu a construção de um centro de triagem do lixo sólido, mas a presidente da Associação de Lixo Ambiente, Cláudia de Lima, diz que a estrutura deve demorar.

— O que nós temos é a coleta seletiva, que ainda está engatinhando, o processo é lento e a gente reconhece que depende da população para que este material chegue até as associações e cooperativas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.